Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Livros Didáticos de Matemática e a Resolução de Problemas

Geovana Luiza Kliemann

Prédio: Corredor C
Sala: C3
Data: 2013-11-16 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Este trabalho é parte de uma pesquisa de Mestrado iniciada em 2013, no qual é enfatizando a Resolução de Problemas como metodologia para o ensino de Matemática, estando embasada nas ideias de Polya (1977). Essa investigação visa favorecer a abordagem de resolução de problemas matemáticos desvinculada de conteúdos específicos e sua abordagem nos livros didáticos de matemática. Para isso serão feitas inicialmente entrevistas com professores de seis escolas estaduais do Vale do Taquari para perceber a importância que é dada aos livros didáticos no planejamento e desenvolvimento de suas aulas, em seguida se fará uma análise aos livros adotados nessas escolas verificando como esses apresentam a resolução de problemas. Posteriormente será produzido um material de apoio, buscando suprir possíveis lacunas encontradas nos livros analisados. Esta pesquisa justifica-se pelo fato que o livro didático visivelmente continua acompanhando os professores em seus planejamentos e, além disso, é um material ao qual os alunos tem acesso em sua caminhada escolar. Assim, busca-se produzir um material complementar aos livros didáticos de Matemática que contribua com a abordagem da resolução de problemas, possibilitando que o aluno perceba a Matemática como algo agradável e presente nas diferentes situações de sua vida.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.