Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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Saberes de Professores da Educação Infantil: reflexões sobre a educação matemática para crianças de 3 a 6 anos

Maria José Silva Rocha

Prédio: Corredor D
Sala: D3
Data: 2013-11-15 04:30  – 06:30
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


A pesquisa tem como objetivo principal investigar os saberes de três professores da Educação Infantil, por meio de narrativas que foram feitas durante o desenvolvimento da Atividade Curricular de Integração, Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE), Ciência Lúdica para Crianças: pressupostos, atividades e vivências. A ACIEPE foi uma das ações de formação desenvolvidas no âmbito do Projeto de divulgação científica Ciência lúdica para crianças: Oficinas e atividades de divulgação da Ciência, Matemática e Tecnologia para crianças de 3 a 6 anos, que ocorreu na Unidade de Atendimento a Criança (UAC), da Universidade Federal de São Carlos. A pesquisa é qualitativa e configura-se como Estudo de Caso. É conduzida pela seguinte questão: Quais são os saberes, manifestos por professores da Educação Infantil, no contexto da ACIEPE, em relação à vivência matemática de crianças de três a seis anos? A análise dos saberes será feita a
partir de categorias elaboradas por Tardif (2008). Os resultados do estudo indicam que quando os professores
refletem sobre a educação matemática de crianças, explicitam saberes pessoais sobre a sua relação com o
ensino de matemática, bem como aqueles provenientes da formação escolar anterior, da formação
profissional para o magistério, de programas e livros didáticos, indicando-nos s saberes de suas experiências.

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