Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Uma Experiência de Formação Continuada em Serviço: a integração da tecnologia digital na prática pedagógica de um professor de matemática

Tatiani Garcia Neves

Prédio: Corredor C
Sala: C2
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Neste artigo apresentamos alguns elementos de uma pesquisa em andamento cujo objetivo é identificar eanalisar contribuições de uma prática reflexiva de formação continuada para a integração de tecnologiasdigitais na prática pedagógica de um professor de matemática. Nos fundamentamos no modelo TPACK -Technological Pedagogical Content Knowledge - Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdodesenvolvido por Mishra e Koehler que propõe uma base de categorias de conhecimento, que aliada àstecnologias nos permitirá analisar o processo de integração das tecnologias digitais nas aulas de um professorde matemática. Para identificarmos os elementos que constituirão a prática pedagógica orientada pelareflexão do professor de matemática, nos apoiamos nos estudos de Ponte. Adotamos as ideias de Schön paraanálise dos dados que se referem aos conhecimentos mobilizados pelo professor para integração dastecnologias pautada por uma prática reflexiva. Nesse contexto, a pesquisa em questão é de cunho qualitativo,terão os dados coletados por meio de entrevista semiestruturada, registros em áudio dos encontros semanais,registro de bordo feito pela pesquisadora durante o desenvolvimento da pesquisa. Para análise dos dados, seráfeita uma categorização dos conhecimentos mobilizados pelo professor. Ao término dessa pesquisa,esperamos que novas possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem no que tange a utilização dastecnologias, estejam integradas a prática pedagógica do professor de matemática.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.