Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Pibid/Ifes: saberes da experiência docente na formação Inicial do professor de matemática

Anna Christina Alcoforado Corrêa

Prédio: Corredor D
Sala: D4
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Neste texto apresentamos um resumo da dissertação de mestrado da autora, que teve por objetivo a análise da relação entre teoria e prática na formação inicial de professores de matemática, por meio de articulações de saberes específicos de matemática e pedagógicos, com saberes da experiência docente, construídos e mobilizados por licenciandos inseridos no contexto escolar da educação básica mediante Pibid Matemática. O referencial teórico foi fundamentado na teoria sobre saberes docentes de Maurice Tardif, na relação com o saber de Bernard Charlot e na teoria de professores reflexivos, de Donald Schön, complementado com autores que têm discutido a formação inicial de professores de matemática. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, realizada com licenciandos em Matemática do Ifes/campus Vitória, participantes dos subprojetos do Pibid, no ensino fundamental e médio. Um grupo de sete bolsistas do Pibid colaborou com este trabalho. A coleta dos dados ocorreu por observação participante, análise documental, questionário aberto e entrevista para confirmação de dados. Nos resultados encontramos algumas articulações de saberes da experiência docente, construídos no contexto da sala de aula, no ambiente escolar, na troca de experiência com professores de matemática e nas reflexões críticas sobre o processo que esse programa propiciou.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.