Estudantes manipulando dados com o Software Tinkerplots: um foco na compreensão de probabilidade
Prédio: Corredor B
Sala: B3
Data: 2013-11-15 04:30 – 06:30
Última alteração: 2013-10-30
Resumo
Resumo: O artigo apresenta um projeto de mestrado cujo objetivo é investigar como estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 2º ano do Ensino Médio, oriundos de redes públicas de ensino exploram noções de probabilidade no software TinkerPlots. A proposta metodológica inclui entrevista semi-estruturada inicial com o objetivo de identificar formas de uso do computador pelos estudantes. É prevista também aplicação de um teste diagnóstico para identificar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre probabilidade. O trabalho com o software envolverá uma etapa de familiarização, seguida de sessões de resolução de problemas. Na primeira etapa os alunos serão encorajados a usar as ferramentas do software e a conhecer as ações básicas para o uso do simulador de probabilidades. Na segunda etapa eles serão solicitados a resolver problemas a partir de problemas sobre probabilidade. O estudo proposto encontra-se em desenvolvimento e na apresentação serão detalhados aspectos do simulador de probabilidade e suas relações com noções de probabilidade.
Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.