Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Diferentes linguagens na Educação Matemática escolar: corpo,arte e Matemática

Simone Terezinha Ferrarezi

Prédio: Corredor A
Sala: A3
Data: 2013-11-16 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


A pesquisa que pretendemos realizar visa investigar as contribuições do lúdico e das potencialidades pedagógicas  da exploração artística (imagem e cênica) para o ensino de geometria junto aos estudantes de duas turmas do 9º ano de uma escola pública de Bragança Paulista, SP. Buscaremos através de um trabalho compartilhado entre pesquisadora e a professora de Matemática utilizar as diferentes linguagens artísticas: corporal, visual e plástica. De acordo com o PCN (parâmetros curriculares nacionais) os conceitos geométricos constituem parte importante do currículo de Matemática no ensino fundamental, porque, por meio deles, o estudante desenvolve um tipo especial de pensamento que lhe permite compreender, descrever e representar, de forma organizada, o mundo em que vive. A atividade matemática escolar consiste na construção e apropriação de um conhecimento pelo aluno, que se servirá dele para compreender e transformar sua realidade. O documento afirma ainda que, é fundamental que os estudos do espaço e forma sejam explorados a partir de objetos do mundo físico, de obras de arte, pinturas, desenhos, esculturas e artesanato, de modo que permita ao aluno estabelecer conexões entre a Matemática e outras áreas do conhecimento.Portanto, acreditando que a linguagem da arte é ilimitada é que nos propomos a realizar uma pesquisa que possa integrar a arte e a aprendizagem matemática, mais especificamente envolvendo conceitos do campo da geometria. A pesquisa se encontra em fase inicial de produção de dados.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.