Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Mapeamento de laboratórios de informática nas escolas públicas e suas utilizações efetivas no ensino da Matemática

Patrícia Benevides de Oliveira

Prédio: Corredor C
Sala: C2
Data: 2013-11-16 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Nas últimas décadas, as escolas públicas, doravante denominadas instituições da Educação Básica (IEBa) no Brasil, vem sendo equipadas com laboratórios de informática como ato de investimentos do governo brasileiro na qualidade do ensino nestas instituições, valorizando, por conseguinte, a relevância do papel do Professor no processo educativo. Com base nesta constatação empírica, pretendemos, neste trabalho, investigar as IEBa da região coberta pela DIREC 07  no sul da Bahia, que vem sendo atendidas com o referido investimento e analisar como os Professores de Matemática vem utilizando tais laboratórios em suas práticas pedagógicas. Esta investigação desenvolver-se-á em três tempos: (1) mapeamento dos laboratórios por meio de questionários e suas análises; (2) análise institucional no NTE 5 e nas Escolas da DIREC 07 que possuem laboratório de informática; e (3) entrevista com os Professores de Matemática. Para isso, nos apoiaremos na Teoria da Instrumentação (Rabardel, 1995) e na Teoria Antropológica do Didático (Chevallard, 1999) que constituem o nosso quadro teórico.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.