Uma abordagem para o ensino da função seno utilizando modelagem
Prédio: Corredor A
Sala: A5
Data: 2013-11-15 08:00 – 10:00
Última alteração: 2013-10-30
Resumo
Resumo: Este texto trata de minha pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa Pós Graduados em Educação Matemática da PUC-SP. Essa pesquisa se insere nos estudos de utilização da Modelagem Matemática como estratégia de ensino. Nela é apresentada uma atividade de modelagem para o ensino da função seno. O objetivo principal da pesquisa é analisar os efeitos da modelagem no ensino da função seno. Os sujeitos da pesquisa serão quinze alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública de São Paulo, cuja participação é voluntária. A pesquisa é de natureza qualitativa, desenvolvida por meio da observação participante, haverá coleta de dados das atividades que farão parte da sequência didática e da construção do modelo. Tem por referencial teórico concepções de modelagem de Beltrão (2009) e a teoria de aprendizagem de Ausubel. As atividades serão desenvolvidas utilizando como âncora as relações métricas no triangulo retângulo e as coordenadas de pontos no plano cartesiano. Como resultado espera-se que o aluno relacione razões trigonométricas do triângulo retângulo às medidas dos segmentos que têm por extremos a projeção de um ponto do círculo trigonométrico sobre o eixo coordenado vertical e a origem desse círculo; e que por outro lado o aluno tenha a possibilidade de esboçar situações reais por meio de equações que envolvam senos.
Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.