Ensino e Aprendizagem da Geometria Espacial por Mediação do Software Cabri 3D
Prédio: Corredor C
Sala: C2
Data: 2013-11-15 04:30 – 06:30
Última alteração: 2013-10-30
Resumo
A Geometria Espacial é um dos objetos matemáticos presentes em todas as séries da escolaridade, desde a alfabetização ao ensino superior. No entanto, se constitui também em um dos objetos onde os alunos apresentam maiores dificuldades no tratamento de atividades correspondentes, em particular, na construção dos Sólidos Geométricos e determinação de suas métricas utilizando o ambiente pape/lápis. Assim, nesse trabalho, nos propomos desenvolver uma análise institucional a fim de compreendermos melhor os objetos de estudo propostos no ensino de GEOESPAÇO, particularmente, no 3º ano do Ensino Médio do Curso Técnico em Agropecuária (CTA) como instituição de referência/aplicação. Essa análise considera o estudo de documentos oficiais como PCNEM, PPP, livros didáticos e um ambiente computacional de aprendizagem. Com base nessa, nos proporemos organizar uma sequência didática aplicada aos alunos dessa instituição a fim de analisarmos e contribuirmos no desenvolvimento de suas práticas institucionais em torno do estudo da GEOESPAÇO utilizando o ambiente computacional de aprendizagem, em particular o CABRI 3D. Para isso, fundamentaremos o nosso trabalho, na Teoria da Instrumentação; na Teoria Antropológica do Didático (TAD) e nas Noções de Registros de Representação Semiótica.
Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.