Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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Reelaboração de materiais didáticos de matemática a partir de interações e diálogos com educandos Jovens e Adultos

André Vicente Salazar

Prédio: Corredor A
Sala: A2
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Utilizamos nos cursos técnicos da modalidade Educação de Jovens e Adultos-EJA do Ifes, Campus Vitória, desde 2009, um material didático de matemática elaborado pelo grupo GEPEM-ES. O material encontra-se estruturado em blocos de atividades e segue a proposta de um ensino da matemática via resoluções de problemas. Os resultados dessa pesquisa de mestrado que se inseriu na reelaborado desse material é o que apresentamos neste trabalho. Escolhemos dois blocos específicos e promovemos sua reelaboração de forma dialogada com educandos que o utilizavam durante a pesquisa. Para este trabalho fizemos um recorte para apresentar uma atividade reelaborada, bem como características da prática metodológica utilizada na pesquisa. Portanto, oferecemos contribuições para quem tenha interesse em pesquisas na área de produção de material didático de matemática para a modalidade Educação de Jovens e Adultos e  focamos em criar um ambiente de diálogo e interação e, ainda, tornar o material um instrumento facilitador da aprendizagem matemática de adultos. A análise tanto do processo quanto do produto tem como referência a aprendizagem dialógica fundamentada em Freire e Skovsmose, inserindo contribuições voltadas para a questão do diálogo e da democracia e da Educação Matemática crítica. A pesquisa indicou que a prática dialógica como metodologia é uma boa opção para focar pesquisas envolvendo materiais didáticos para a EJA. Nosso processo de reelaboração, constituído nessa perspectiva, nos possibilitou realizar modificações que apontam para expectativas de melhores aprendizagens por parte dos educandos que irão utilizar o material reelaborado, segundo avalições dos educandos que estiveram inseridos nesse processo.


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