Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O Uso de Tecnologias Digitais na Cyberformação de Professores de Matemática: como se mostra a criatividade?

Douglas Martins Dantas

Prédio: Corredor C
Sala: C3
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Este artigo apresenta um projeto de mestrado, em fase inicial, que investiga a criatividade em um processo de Cyberformação de Professores de Matemática. Visamos apresentar aspectos teóricos e metodológicos que norteiam essa pesquisa. Dentre os apontamentos teóricos, abordaremos teorias sistêmicas da criatividade, destacando Stenberg e Lubart (1991), Csikszentmihalyi (1996) e Amabile (1996). Apresentaremos também a concepção de Cyberformação de Professores de Matemática (ROSA, 2010), que se constitui pelo entrelaçamento entre as dimensões matemática, pedagógica e tecnológica. A pesquisa se dará por meio de um curso de Cyberformação de Professores de Matemática, de modo que possamos investigar a criatividade nessas dimensões, na perspectiva do ser-com, pensar-com e saber-fazer-com-tecnologias (ROSA, 2008).Dessa forma, nossa pergunta diretriz centra-se em: Como se mostra a utilização de tecnologias atuais em um processo de Cyberformação de Professores de Matemática na perspectiva da criatividade?


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.