Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Robótica Educacional: (re) construindo Saberes Matemáticos via Tecnologias Intelectuais

Edvanilson Santos Oliveira

Prédio: Corredor C
Sala: C1
Data: 2013-11-15 04:30  – 06:30
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Vivemos em uma sociedade impactada pelo avanço da ciência e da tecnologia em que a produção de conhecimento tornou-se intotalizável e imensurável (LEVY, 1999). Esta evolução é real e alcançou o espaço escolar. Neste contexto, a Robótica tem vindo a afirmar-se nos últimos anos como uma ferramenta pedagógica extremamente útil, ainda que emergente, em especial na educação básica, sendo raríssimos os estudos da aplicabilidade desta ferramenta no âmbito da educação matemática. Este trabalho tem por finalidade apresentar uma pesquisa início de andamento, cuja finalidade é investigar as potencialidades e limitações da roboticagem, isto é, utilização de robôs na aprendizagem, no sentido de possibilitar a (re) construção de novos significados do processo de aprendizagem de conceitos matemáticos. Para tanto, apresentamos uma pesquisa colaborativa com professores e alunos da graduação em Matemática, advinda de um projeto maior, em rede, OBEDUC/CAPES, entre as Instituições UFMS, UEPB e UFAL. A pesquisa de campo será realizada em uma escola pública da cidade de Campina Grande, com alunos da 7ª série, buscando, a partir de um curso de robótica para os professores. Para a coleta dos dados faremos uso de diário de campo, observação participante, registros em vídeo, questionários e entrevistas, além de documentos produzidos por alunos. Acreditamos que o ambiente robótico, a partir de um planejamento pedagógico adequado, é capaz de amplificar conceitos e contribuir como recurso de mediação nos processos de desenvolvimento cognitivo e intelectual.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.