Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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Conceito de derivada: uma proposta de ensino-aprendizagem para alunos em dependência na disciplina de Cálculo I

MESSENAS MIRANDA ROCHA

Prédio: Corredor D
Sala: D5
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


O presente trabalho traz um recorte do projeto de pesquisa de doutorado em educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Uma das preocupações é o alto índice de reprovação que há nos cursos de Cálculo I que é a “porta de entrada” de diversos cursos de graduação. O curso de cálculo é essencial para as chamadas Ciências Exatas, e, ocupa um lugar significativo no currículo do ensino superior de um grande número de profissões. A proposta inicial é criar instrumentos que possam apontar quais são as maiores dificuldades apresentadas pelos alunos para a compreensão do conceito de derivada e na resolução de problemas de taxas relacionadas e problemas que envolvem máximos ou mínimos. De forma geral, nesse projeto piloto, constatamos que os principais erros cometidos pelos alunos não são especificamente do currículo de Cálculo, são de conteúdos vinculados à matemática básica. 


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