Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Formação de professores no início da carreira docente que ensinavam matemática em Campo Grande/MS: um olhar para práticas “informais” entre as décadas de 1980 e 1990.

Viviane Ramos Gomes Gaspar

Prédio: Corredor D
Sala: D2
Data: 2013-11-15 02:00  – 04:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Esta pesquisa, que se encontra no início do seu desenvolvimento, constitui-se no campo da História da Educação Matemática e se estrutura de modo a compreender o cenário acerca do exercício de uma formação “informal” no início da prática profissional de professores do Ensino Primário de Campo Grande/MS nas décadas de 1980 e 1990. Este estudo busca contribuir com as investigações referentes à formação de professores que ensinam e/ou ensinavam matemática no país e, para tanto, mobilizará a história oral como metodologia de pesquisa qualitativa. Esta metodologia tem seu foco na criação intencional de fontes
historiográficas a partir da oralidade, mais especificamente, a partir de situações de entrevista. Este estudo pauta-se em experiências conhecidas de professores que, ao chegarem em uma instituição de ensino para iniciar sua carreira, passam por situações de preparo para a prática com “aulas modelo” realizadas pela
coordenação/direção dessas instituições. Desse modo, esperamos que este estudo possa contribuir para um novo olhar sobre a formação não institucionalizada de professores que ensinam matemática no início da sua prática docente.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.