Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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Refletindo a Partir da Prática e da Formação Inicial: Contribuições da Formulação e Resolução de Problemas Matemáticos no Estágio Supervisionado

Mirian Raquel Alves da Silva

Prédio: Corredor D
Sala: D2
Data: 2013-11-15 04:30  – 06:30
Última alteração: 2013-11-25

Resumo


Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como a Formulação e Resolução de Problemas Matemáticos sobre Frações no 6°ano do Ensino Fundamental podem contribuir para uma Prática Reflexiva no Estágio Supervisionado. Pretende-se também verificar como a professora de Matemática do 6° ano aborda a formulação e a resolução de problemas matemáticos; Identificar quais as contribuições das atividades de formulação e resolução de problemas matemáticos sobre frações na prática letiva do futuro professor, no Estágio Supervisionado; Investigar, através do Diário de Bordo, como o futuro professor, no Estágio Supervisionado, reflete sobre a sua prática, com a utilização da formulação e resolução de problemas matemáticos. Esta pesquisa tem como questão norteadora: Como a formulação e resolução de problemas matemáticos sobre frações no 6° Ano do Ensino Fundamental pode contribuir para uma prática reflexiva no Estágio Supervisionado? Realizaremos entrevista semi-estruturada e observações nas aulas de Matemática do 6° Ano do Ensino Fundamental com a professora atuante, sendo que esta pesquisa ainda contará com entrevistas semi-estruturadas com os dois futuros professores de Matemática da UEPB-Campus VI-Monteiro-PB. Neste primeiro momento da pesquisa estaremos focando na entrevista com o primeiro estudo de caso e com a professora da escola básica. Por fim, serão realizadas atividades com os alunos do 6°ano do Ensino Fundamental da escola Santa Filomena localizada em Monteiro-PB. Os resultados parciais mostram que tanto a professora como o futuro professor conhecem a pouco tempo a Metodologia Formulação e Resolução de Problemas Matemáticos, mas mostram-se interessados em conhece-la e utilizá-la em sua prática letiva

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