Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Mankala Colhe Três: jogando e explorando conhecimentos matemáticos por meio de situações didáticas

Tarcísio Rocha dos Santos

Prédio: Corredor A
Sala: A3
Data: 2013-11-15 04:30  – 06:30
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


O presente artigo apresenta uma pesquisa de mestrado em andamento que envolve experimentações com um jogo matemático chamado Mankala Colhe Três. O Mankala Colhe Três é um dos oito jogos matemáticos produzidos no âmbito do Projeto Rede “Formação docente: interdisciplinaridade e ação docente”, mais especificamente no subprojeto “Elaboração de material e formação para o trabalho com elaboração e uso de jogos e materiais concretos para a aprendizagem da matemática a partir de sucatas e materiais de baixo custo” que se desenvolveu em Pernambuco, entre 2010 e 2011. O jogo inspira-se no tradicional Mankala Ouri e foi criado com o objetivo de explorar a ideia de divisores de um número. A pesquisa fundamenta-se na Teoria das Situações Didáticas, proposta por Guy Brousseau e visa investigar a contribuição do jogo para a aprendizagem de conhecimentos matemáticos por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, por meio de situações didáticas nas quais o Mankala Colhe Três é um componente do meio (milieu) preparado pelos pesquisadores.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.