VMT-Chat e Licenciandos em Pedagogia: estudo das interações virtuais na resolução de tarefas de combinatória
Prédio: Corredor C
Sala: C2
Data: 2013-11-15 02:00 – 04:00
Última alteração: 2013-10-30
Resumo
Com o advento das tecnologias informáticas e a Internet o processo de ensino e aprendizagem ampliou seu lócus de intervenção. Ambientes virtuais de aprendizagem são incorporados as práticas educativas que não se limitam mais ao espaço-tempo determinado da sala de aula. O objetivo deste recorte da pesquisa de Mestrado em desenvolvimento é articular as idéias apresentadas por (BAIRRAL, 2007) acerca da aprendizagem matemática em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, para analisar as interações de licenciandas em Pedagogia na resolução de problemas usuais de combinatória. O ambiente virtual utilizado foi o Virtual Math Teams – (VMT-Chat) e o foco da análise está nas estratégias que emergem do grupo para solucionar a tarefa e aspectos do desenvolvimento matemático observados no discurso eletrônico. Utilizo como referencial metodológico o estudo de caso, que segundo Ponte (2006) tem como objetivo compreender minuciosamente uma entidade bem definida, expondo sua identidade e características, mais precisamente nos aspectos que interessam o investigador. Resultados iniciais no âmbito da resolução de problemas online e das interações são identificados e mostram estratégias como a árvore de possiblidades e a listagem de possibilidades, como destacado por Salles e Bairral (2013).
Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.