Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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Contribuições da Utilização do Ambiente Virtual AVALE-EB para a Formação do Conceito de Variabilidade no Ensino Médio

Mário Marcos Araújo Moreno

Prédio: Corredor B
Sala: B3
Data: 2013-11-15 04:30  – 06:30
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Com o presente projeto buscamos investigar a compreensão do conceito de variabilidade, explorando atividades da Sequência de Ensino (SE) “Homem Vitruviano” do Ambiente Virtual de Apoio ao Letramento Estatístico para a Educação Básica (AVALE-EB), utilizando o diagrama de pontos (dotplot). A pesquisa, de natureza prática e abordagem qualitativa, é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (FAPESB) e será realizada sob a ótica do modelo de pesquisa em educação Design Experiments (COBB et al., 2003), que contempla três fases: preparação da SE, o desenvolvimento na sala de aula e a decodificação e análise dos episódios de ensino. Serão sujeitos da pesquisa estudantes do 3º ano do Ensino Médio, com idade entre 16 e 18 anos de uma escola estadual da cidade de Ubaitaba-Ba. Serão elaboradas pelo pesquisador, em parceria com o orientador e a equipe do grupo de pesquisa AVALE-EB, atividades relacionadas com a dimensão papel e lápis da SE, contemplando ideias e conteúdos que visem desenvolver o conceito de variabilidade utilizando o dotplot. As aulas serão ministradas pelo pesquisador e gravadas em vídeo e áudio para posterior análise. Os dados serão coletados também por atividades, questionários e registros dos episódios relevantes, em especial aqueles em que o pesquisador toma decisões para adaptar a sequência de ensino proposta, em concordância com as trajetórias de aprendizagem dos sujeitos, visando aprimorá-la para subsidio e aperfeiçoamento do AVALE-EB na busca da promoção de compreensão do conceito de variabilidade e, por conseguinte, do desenvolvimento do letramento estatístico dos alunos envolvidos na pesquisa.



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