Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Mapeamento da Disciplina de Análise nos Cursos de Licenciaturas em Matemática no Brasil e uma Proposta de Plano de Ensino

Luciano Duarte Silva

Prédio: Corredor D
Sala: D5
Data: 2013-11-15 02:00  – 04:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


O presente projeto de tese possui como objetivo investigar os planos de ensino da disciplina de análise matemática nas licenciaturas no Brasil, por meio de um mapeamento envolvendo os PPCs com o objetivo de proporcionar uma proposta de Plano de Ensino. Desta maneira, a questão norteadora da nossa pesquisa é: Quais são os aspectos convergentes no mapeamento da disciplina de Análise nos cursos de licenciatura em matemática no Brasil que possibilitariam uma proposta de Plano de Ensino? Para tanto, realizaremos uma pesquisa quantitativa e qualitativa, pois para Minayo (1993) essas duas metodologias se relacionam e se complementam.  Desenvolveremos um mapeamento dos PPCs das licenciaturas em Matemática no Brasil, em que elencaremos os planos de ensino da disciplina de Análise, contidos nesses documentos e organizaremos em fichas as informações referentes aos planos (Instituição, local, nome da disciplina, carga horária, ementa, objetivos, metodologias mencionadas, referências bibliográficas básicas e complementares). Utilizaremos como procedimento de análise de dados a análise de conteúdo na perspectiva de Minayo (2001), Franco (2005) e Bardin (1979) em que buscaremos os aspectos convergentes e apresentaremos uma proposta de planos de ensino para a disciplina de Análise Matemática nos curso de licenciatura em Matemática, considerando todo o trabalho de pesquisa realizado.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.