Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Internet e Educação Matemática: primeiras aproximações

Ricardo Oliveira Mendes

Prédio: Corredor C
Sala: C3
Data: 2013-11-15 04:30  – 06:30
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


O presente trabalho reflete as primeiras reflexões sobre internet e educação presencial que fundamentam um projeto de pesquisa em nível de doutorado em Educação Matemática. O projeto de pesquisa que originou este texto visa investigar a produção do conhecimento matemático em uma sala de aula presencial em que a internet se faz presente. Argumentamos neste trabalho que o conceito de interatividade (SILVA, 2012) e a lógica do Hipertexto (LÉVY, 1993), quando situadas no contexto da sala de aula da escola convencional, apontam para um novo paradigma de educação. Assumindo a concepção do pensamento humano como rizoma (DELEUZE; GUATTARI, 1995) e assumindo também que o conhecimento é gerado por coletivos de humanos e não-humanos (BORBA; VILLAREAL, 2005), vislumbramos uma perspectiva de utilização da internet em atividades regulares na educação presencial como forma de produzir conhecimento e não como complemento ou suporte aos processos educacionais já instituídos. Finalmente, apresentamos uma breve revisão de literatura sobre o tema em questão. 

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.