Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O Ensino da Análise Combinatória em Sala de Aula, a Partir de Situações-Problema e Sob uma Abordagem Histórica

Antonio Carlos Bastos

Prédio: Corredor C
Sala: C5
Data: 2013-11-16 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


O ensino da Análise Combinatória na escola de ensino médio foi considerado um dos assuntos mais difíceis de entendimento, pois geralmente se fazia de maneira mecânica, em situações padronizadas, ou ainda como um monte de fórmulas complicadas, quando não raramente era deixado de lado por professores. Logo, o presente trabalho visa à criação de um produto educacional, no qual será dada uma visão geral sob uma abordagem histórica da Análise Combinatória, na escola de ensino médio, e também contribuir com situações-problema, tornando o aprendizado prazeroso e estimulante, com clareza e objetividade. Em seguida, este produto será aplicado a turmas do Ensino Médio e analisado quanto a sua eficácia, ou seja, se o processo de ensino e aprendizagem com o uso  deste produto como ferramenta didática de ensino fez com que as aulas, além de prazerosa e estimulantes, se tornaram mais significativas e auxiliaram no processo de aprendizagem, verificaremos se o conteúdo foi assimilado com mais facilidade e se melhorou o aproveitamento dos alunos. Desejamos que a partir deste produto que o estudo de Análise Combinatória não seja mais considerado um conteúdo de difícil entendimento.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.