Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, XVII Encontro Nacional de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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A práxis intercultural na construção da educação escolar indígena de Aracruz/Espírito Santo

Ozirlei Teresa Marcilino

Prédio: Corredor D
Sala: D2
Data: 2013-11-15 08:00  – 10:00
Última alteração: 2013-10-29

Resumo


Corrobora para as discussões sobre educação escolar indígena, cultura e formação de professores numa perspectiva intercultural entre não-índios e índios de duas etnias: Tupinikim e Guarani. Investiga como a práxis da educação intercultural contribui/pode contribuir para a educação escolar indígena de Aracruz/ES. Objetiva o espaço da educação escolar indígena como meio de revitalização da cultura indígena e de fortalecimento da identidade étnica Tupinikim e Guarani. Emergem objetivos mais específicos que buscam: problematizar a formação inicial e continuada dos educadores indígenas; discutir interculturalidade no contexto da educação escolar indígena; e, identificar outros espaços educativos da cultura e educação indígena. Reinicia o diálogo intercultural junto aos educadores indígenas guarani (2009-2010) e educadores indígenas tupinikim da Aldeia de Comboios (2011) diante de uma demanda de formação de professores em Matemática. Baseia-se em autores que discutem cultura (GEERTZ,1989; BRANDÃO,1989;WILLIAMS,2008;CANDAU,2006;2011), interculturalidade(D’AMBROSIO,1996;2001; FLEURI,2000;2003), educação indígena e educação escolar indígena (RCNEI INDÍGENA,1998; KAHN&FRANCHETTO,1994;RODRIGUES,2012;BERGAMASCHI,2007;) práxis intercultural e formação de educadores indígenas (GRAMSCI,1988;FREIRE,1992;1996;2004;VÁSQUEZ,2011;SEMERARO,2006). Relata a parceria colaborativa entre a Universidade Federal do Espírito Santo e as comunidades indígenas numa provocadora interlocução com estes povos tradicionais, seus saberes e suas culturas. Dialoga com os interesses do grupo de pesquisa em “Culturas, Parcerias e Educação do Campo” que discute a especificidade e a diversidade de sujeitos históricos, questões teóricas e práticas de educação relacionadas a territórios, povos, saberes, movimentos sociais e sustentabilidade.

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