Comunicação Científica
A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MODELLUS COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE FUNÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO. | |
João Luciano Araujo Viana |
RAZÃO ÁUREA: UMA REFLEXÃO SOBRE A DIVINA PROPORÇÃO | |
Mayara Garcia Ramos, Geraldo Claudio Broetto |
A TEORIA DE REGISTROS DA REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E O ENSINO DE ÁLGEBRA ENVOLVENDO O CONTEÚDO DE FUNÇÕES | |
Linus Tannure Santana, Jorge Henrique Gualandi |
ANÁLISE DO CONTEÚDO DE NÚMEROS COMPLEXOS EM LIVROS DIDÁTICOS: DE 1960 AOS DIAS ATUAIS | |
Carlos Oliveira Silva de Andrade, Antônio Henrique Pinto |
Utilização da modelagem matemática como alternativa para o ensino de Geometria no Curso Técnico em Agropecuária | |
Laísa Cominotti Rossim, Poliana Daré Zampirolli Pires, Eduardo Rodrigues Alves |
O USO DE SOFTWARES PARA O ENSINO DE NÚMEROS COMPLEXOS COM UMA ABORDAGEM DE GEOMATRIA ANALÍTICA | |
Carlos Oliveira Silva de Andrade, Geraldo Cláudio Broetto |
Saberes de licenciandos de matemática sobre equações diofantinas lineares em uma intervenção com características de Engenharia Didática | |
Nelson Victor Lousada Cade, Maria Auxiliadora Vilela Paiva |
APLICAÇÃO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA DE SEGUNDA ORDEM ATRAVÉS DO PROBLEMA DAS PANQUECAS | |
Tayara Gomes Cruz, Silvio Lacerda Carvalho, Diogo Oliveira, Ygor Franzotti de Barros Gomes |
QUEM QUER PROFESSOR DE MATEMÁTICA? LEVANTAMENTO DOS INGRESSANTES NA LICENCIATURA DO IFES – CAMPUS VITÓRIA, EM 2018 | |
Alexandre Krüger Zocolotti, Danielly Fraga Santana |
FORMAÇÃO CONTINUADA EM GEOMETRIA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESDOBRAMENTOS DE UMA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | Sem título |
Simone Damm Zogaib, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner |
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EJA: UMA PROPOSTA DE AUTONOMIA COM PENSAMENTO ARITMÉTICO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA | |
Elcio Pasolini Milli, Edmar Reis Thiengo |
INTERSEÇÕES ENTRE A MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL: A BIOTECNOLOGIA E QUÍMICA EM CONTEXTO | |
Thamires Belo de Jesus, Maicon Saar Alves, Amanda de Oliveira Stoffel |
MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
Yuri Ferreira de Sousa, Francis Miller Barbosa Moreira |
UMA ANÁLISE DE TAREFAS MATEMÁTICAS QUE ENVOLVEM COMBINATÓRIA EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS | |
JOSE CARLOS THOMPSON DA SILVA, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner |
A PESQUISA OPERACIONAL NA LOGÍSTICA REVERSA: UMA ANÁLISE DE TRABALHOS SOBRE COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS | Sem título |
Ana Luiza Ramos Barraque, Lauro Chagas e Sá |
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA | Sem título |
Alexandre Carlos Augusto Souza Nascimento, Oscar Luiz Teixeira de Rezende |
CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA SOBRE MATEMÁTICA | Sem título |
Sabrine Costa Oliveira |
DESVENDANDO AS EXPRESSÕES "VAI UM" E "EMPRESTA UM", UTILIZADAS NOS ALGORITMOS DA SOMA E SUBTRAÇÃO, COM O APLICATIVO MULTIBASE | |
Vito Rodrigues Franzosi, Rony Cláudio de Oliveira Freitas |
AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO SUPERIOR: APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE | Sem título |
EMANUELA NASCIMENTO ALVES, OSCAR LUIZ TEIXEIRA DE REZENDE, LUCIANO LESSA LORENZONI |
SOBRE O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO | Sem título |
Alexandre Krüger Zocolotti, Luciano Lessa Lorenzoni, Jader Oliveira |
ESTRATÉGIAS INTUITIVAS DE ALUNOS DE QUINTO ANO AO RESOLVEREM PROBLEMAS DE ALOCAÇÃO | Sem título |
JOSE CARLOS THOMPSON DA SILVA, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner |
Ensino de Física e Função Polinomial de Primeiro Grau: Um Envolvimento Complexo | |
Geraldo Bull da Silva Junior, Jeferson Ney |
FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DA COLETIVIDADE: APRENDIZAGENS DOCENTES SOBRE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO | Sem título |
Yolanda Pinto dos Santos Cerqueira, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Dilza Coco |
ESTUDOS DE ÁREA E PERÍMETRO A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE PLANTAS BAIXAS RESIDENCIAIS | Sem título |
Glaziela Vieira Frederich, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA E REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: MEDINDO O CONSUMO DIÁRIO DE ÁGUA | |
Silvana Cocco Dalvi, Oscar Luiz Teixeira de Rezende |
DEDUÇÕES TRIGONOMÉTRICAS: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DOS LIVROS DIDÁTICOS | |
Leonardo Martins, Edmar Reis Thiengo |
RECURSO DIDÁTICO COM NOÇÕES DE GESTÃO: UMA PROPOSTA PARA ALUNOS DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM AGROINDÚSTRIA | |
Eduardo Rodrigues Alves, Poliana Daré Zampirolli Pires, Laísa Cominotti Rossim |
MATEMÁTICA EM ESTAMPARIAS AFRICANAS: POSSIBILIDADE PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NO ENSINO MÉDIO | Matemática em estamparias |
Thaciane Jähring Schunk, Lauro Chagas e Sá |
PROCESSO DE EMPODERAMENTO NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: REFLEXÕES EM UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM ORIENTADO PELA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA | |
Mirelly Katiene Silva Boone, Luciano Lessa Lorenzoni, Oscar Luiz Teixeira de Rezende |
ESTUDANTES COM AH/SD E O TALENTO LÓGICO-MATEMÁTICO: UMA PROPOSTA DE PRÁTICAS DE VALORIZAÇÃO DO SEU POTENCIAL NO IFES | |
Isabelle Bueno, Edmar Reis Thiengo |
AÇÕES COLABORATIVAS COM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE PADRÕES E GENERALIZAÇÕES NO ENSINO DA ÁLGEBRA | Sem título Sem título Sem título Sem título Sem título Sem título |
Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Tatiana Bonomo Sousa |
NARRATIVAS DE PROFESSORES SOBRE FRAÇÕES E RELAÇÕES COM O ENSINO PERCEBIDAS NO PROCESSO FORMATIVO | Sem título Sem título |
Aparecida Ferreira Lopes, Dilza Côco, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
REFLEXOS NO AUTOCONCEITO EM MATEMÁTICA A PARTIR DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA | Sem título Sem título |
Tatiane da Silva Lima, Luciano Lessa Lorenzoni, Oscar Luiz Teixeira de Rezende |
REVISITANDO PESQUISAS NA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL SOBRE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | Sem título |
Dayane Souza Gomes, Fabiany Cezário Dias Torezani, Dilza Côco, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
CAMPEONATO DE JOGO DE DARDOS: UMA SITUAÇÃO DESENCADEADORA DA APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES | Sem título |
Fernando Campos Alves, Dilza Côco, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
ENSINO-APRENDIZAGEM DAS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS A UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE WILLIAMS A PARTIR DA DEFECTOLOGIA | Sem título |
Flavia Fassarella Cola dos Santos, Edmar Reis Thiengo |
QUANDO O EU SE TRANSFORMA EM NÓS! UM PLANEJAMENTO COLABORATIVO EM AULAS DE COMBINATÓRIA | |
Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner, Fernanda Soares da Silva Bonato |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS | resolução problemas |
Giseli Lipaus Santos de Paula, Regiane Ferreira da Silva, Jaqueline MAGALHAES BRUM |
JOGO DA ONÇA E SUAS VARIAÇÕES NA CULTURA INDÍGENA ESPÍRITO SANTO | Sem título |
Laira Lamburghini Ribeiro, Vanessa Carmo dos Santos, Claúdia Alessandra Costa de Araújo, Lígia Arantes Sad |
GEOMETRIA FRACTAL, MATEMÁTICA E ARTE: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO | fractais |
Marcia Brandão Santos Cade, Waldileria Silva Viana |
ENSINO DE FÍSICA E FUNÇÃO POLINOMIAL DE PRIMEIRO GRAU: UM ENVOLVIMENTO COMPLEXO | |
Geraldo Bull da Silva Júnior, Jeferson Ney |
MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
Yuri Ferreira de Sousa, Francis Miller Barbosa Moreira |
DEDUÇÕES TRIGONOMÉTRICAS: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DOS LIVROS DIDÁTICOS | Sem título |
Leonardo Martins, Edmar Reis Thiengo |
DESVENDANDO AS EXPRESSÕES "VAI UM" E "EMPRESTA UM", UTILIZADAS NOS ALGORITMOS DA SOMA E SUBTRAÇÃO, COM O APLICATIVO MULTIBASE | |
Vito Rodrigues Franzosi, Rony Cláudio de Oliveira Freitas |
Saberes de licenciandos de matemática sobre equações diofantinas lineares em uma intervenção com características de Engenharia Didática | |
Nelson Victor Lousada Cade, Maria Auxiliadora Vilela Paiva |
MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA E REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: MEDINDO O CONSUMO DIÁRIO DE ÁGUA | Sem título |
Silvana Cocco Dalvi, Oscar Luiz Teixeira de Rezende |
REFLEXOS NO AUTOCONCEITO EM MATEMÁTICA A PARTIR DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA | |
Tatiane Silva Lima, Luciano Lessa Lorenzoni, Oscar Luiz Teixeira de Rezende |
CAMPEONATO DE JOGO DE DARDOS: UMA SITUAÇÃO DESENCADEADORA DA APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES | |
Fernando Campos Alves, Dilza Côco, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DA COLETIVIDADE: APRENDIZAGENS DOCENTES SOBRE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO | |
Yolanda Pinto dos Santos Cerqueira, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Dilza Côco |
AÇÕES COLABORATIVAS COM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE PADRÕES E GENERALIZAÇÕES NO ENSINO DA ÁLGEBRA | Sem título |
Tatiana Bonomo Sousa, Maria Auxiliadora Vilela Paiva |
JOGO DA ONÇA E SUAS VARIAÇÕES NA CULTURA INDÍGENA NO ESPÍRITO SANTO | Sem título |
Laira Lamburghini Ribeiro, Vanessa Carmo dos Santos, Claúdia Alessandra Costa de Araújo, Lígia Arantes Sad |
A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MODELLUS COMO FERRAMENTA NO ESTUDO DE FUNÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO. | Sem título |
JOÃO LUCIANO ARAUJO Araujo Viana |
REVISITANDO PESQUISAS NA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL SOBRE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | Sem título |
Dayane Souza Gomes, Fabiany Cezário Dias Torezani, Dilza Côco, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
ESTUDANTES COM AH/SD E O TALENTO LÓGICO-MATEMÁTICO: UMA PROPOSTA DE PRATICAS DE VALORIZAÇÃO DO SEU POTENCIAL NO IFES | |
Isabelle Bueno, Edmar Thiengo |
Relato de Experiência
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE TEIXEIRA DE FREITAS | |
Andia Ribeiro Alves, Ariane Neri da Silva, Alice Venturini Oliveira |
USO DO SOFTWARE MATHEMATICS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | |
Ítalo Antônio Brito, Jaiane Caroline Oliveira, Daniel Martins Nunes |
JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINO DE MATEMÁTICA:UMA EXPERIÊNCIA DE ALUNAS DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Marilete Batista da Vitoria Abadi, Solange Taranto Reis, Anderson Barcellos |
MONTANHAS CAPIXABAS: UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA APRENDIZAGEM DE MOVIMENTO UNIFORME | |
Josiene Senhor da Silva |
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM GUIA DE TURISMO DO IFES-VITÓRIA | |
Karina Marques Pereira, Dilza Côco, Lígia Arantes Sad |
DESPERDÍCIO DE ÁGUA, VAMOS ACABAR COM ESSA PRÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA E SEGURANÇA DO TRABALHO | |
Marilete Batista da Vitoria Abadi, Solange Taranto Reis, Anderson Barcellos |
ECONOMIA PROPORCIONADA PELAS LÂMPADAS DE LED: UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM INTERDISCIPLINAR | |
ANDERSON ANTONIO ALVES CESARIO, RICARDO DA SILVA SANTOS |
A MATEMÁTICA NA SEGURANÇA DO TRABALHO, EXPERIÊNCIAS COM ALUNOS DO PROEJA | |
Solange Taranto Reis, Ana Ligia Oliveira Teixeira |
ANÁLISE DE PLANEJAMENTO DE AULA BASEADA EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | Análise de planejamento |
Jéssica Schultz Kuster, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza |
GRANDEZAS E MEDIDAS: SENTIDO DE NÚMERO EM VISITA À FEIRA | medidas na feira |
Bernadete Veronica Hoffman |
UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO EUCLIDEA COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO GEOMÉTRICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Gentil José de Oliveira Neto, Rita de Cássia Pereira Nascimento, Daniel Martins Nunes |
AS DIFERENÇAS ENTRE MATEMÁTICA FINANCEIRA E EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA VISÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Alexandre Krüger Zocolotti, Tayara Gomes |
O USO DE IMPRESSÃO 3D PARA ESTUDO DE SÓLIDO ARQUIMEDIANO | |
Ranna de Jesus Ambrosio, Anna Carolline Pessoa de Mello Bitão, Lívia Azelman de Faria Abreu, Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues |
DO SUFOCO AO ALÍVIO: O PROJETO “DE OLHO NA ECONOMIA” AUXILIANDO NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS ALUNOS | |
Anderson José Silva |
PROPORCIONALIDADE: DESENVOLVENDO O CONCEITO POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | Sem título |
André Luiz dos Santos, Andressa de Oliveira Faria Lorenzutti, Maria Auxiliadora Vilela Paiva |
CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INDÍGENA A PARTIR DE CONTEÚDOS VISUALIZADOS NA ARQUITETURA GUARANI | XML |
kevila Cezario de Morais, Caio Angelo da Silva, Claudia Alessandra Costa de Araujo Lorenzoni, Ligia Arantes Sad |
O USO DO GEOGEBRA COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA PLANA: DESCOBRINDO A SEMELHANÇA DE FIGURAS | |
Gabriel Abreu Moreira, Felipe Avelino De Souza, Bruna Beraldo de Souza, Sandra Maria de Souza Silva, Ráira Graziela Manhães Carvalho, Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues, Vanice da Silva Freitas Vieira |
O ENSINO DE FRAÇÃO COMO MEDIDA SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL | |
Ebenezer Lopes Ferreira, Dilza Côco |
PARA QUE LADO EU VOU? EXPERIÊNCIA ACERCA DE LATERALIDADE COM CRIANÇA DE 5 ANOS | |
Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon, Vânia Santos Wagner, Regiane Ferreira da Silva |
AUTOAVALIAÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA: DIFICULDADES E SUPERAÇÕES EM UMA AULA | |
Carlos Oliveira Silva de Andrade, Francielle Quaresma |
DEMOSNTRANDO O TEOREMA DE PITÁGORAS COM O AUXILIO DO GEOPLANO | |
jose alves de paula, gabriel henrique rodrigues da silva, fred augusto pulz, sheila mara silva santos, alexandre krüger zocolotti |
A NECESSIDADE E DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA | |
Elvira Padua Lovatte, Anderson Gadioli, Jocelia Abreu Barcellos Vargas |
QUE NÚMERO É ESSE? QUANDO CRIANÇAS DESCOBREM DIFERENTES USOS DE NÚMEROS | |
Zleinda Schultz Kuster, Simone Damm Zogaib, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner |
EXPLORANDO TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS A PARTIR DO USO DO SOFTWARE GEOGEBRA | Sem título |
Solange Taranto Reis, Marilete Batista da Vitória Abadi, Anderson Barcellos |
REVISITANDO CONCEITOS DE FUNÇÕES ATRAVÉS DO JOGO “ONDE ESTÁ O ERRO? ” | |
Paulo Henrique Krohling, Lucas dos Santos Reis, Vinicius Barreto Silva, Hudson Garcia Alves de Oliveira Junior, Filipe Luis Schmith Moreno Ramos |
CRIATIVIDADE, INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA POR MEIO DE JOGOS | Sem título () |
Adriana Piumatti de Oliveira, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner |
Considerações sobre um curso de cálculo II ministrado em quatro semanas | Sem título () |
Guilherme Barbosa de Almeida, Ellen Kênia Fraga Coelho |
ANÁLISE DO USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DE RECURSOS DIGITAIS NO ENSINO DE GEOMETRIA | |
Carlos Oliveira Silva de Andrade, Thaciane Jähring Schunck, Caroline da Silva Soares |
DEDUÇÃO DA FÓRMULA DA SOMA DOS ÂNGULOS INTERNOS DE UM POLÍGONO | |
Jéssica Alves Quintanilha, Mylane dos Santos Barreto, Janete Henrique Gomes, Daniela Dias Nogueira, Luiza Ferreira Costa, Tayná Monteiro Coelho de Freitas |
REFLEXÕES SOBRE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA EM MATEMÁTICA | |
Leiva Bernardino, Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner |
TRABALHANDO NÚMEROS DECIMAIS A PARTIR DE ATIVIDADE COM TABELA NUTRICIONAL | Sem título () Sem título () |
Veronica Borsonelli Marcarini, Rodolfo Chaves |
O método de Newton-Raphson para determinar aproximações de raízes de polinômios | |
Maycon Santos Viana, Márcio jose Santos Mendes, Flavia Gavinho Ferreira Araujo |
ORIGAMIS: EXPLORANDO CONCEITOS DE GEOMETRIA PLANA NA ARTE MILENAR ORIENTAL | |
Maria Edwirgem Ribeiro da Silva |
O Jogo do Milho Queimado como metodologia no ensino de matemática na escola indígena | |
Laira Lamburghini Ribeiro, Cláudia Araujo Lorenzoni, Lígia Arantes Sad |
A elaboração de materiais manipuláveis para a classificação de triângulos quanto aos ângulos | |
Juliana Alves do Carmo Tavares, José Ramon Corrêa de Abreu, David de Freitas Moreira, Isaías Ribeiro, Guilherme Siqueira de Castro, Mylane dos Santos Barreto |
O USO DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS PARA O ENSINO DE PRODUTOS NOTÁVEIS | |
erika isabel flores, gabriel henrique da silva, sheila mara silva santos |
DISCUTINDO OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: POLIEDROS E NÃO POLIEDROS POR MEIO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS | DISCUTINDO OS SÓLIDOS |
Thaciane Jähring Schunk, Laira Lamburguini Ribeiro, Caroline da Silva Soares, Rodrigo Sena Silva |
“ADVINHE EM QUEM EU ESTOU A PENSAR”: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | Sem título |
Zleinda Schultz Kuster, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner, Simone Damm Zogaib |
ABORDAGEM DO TEOREMA DE TALES NO CONTEXTO DA SEGURANÇA DO TRABALHO: UM OLHAR PARA OS ACIDENTES EM ALTURAS | Sem título |
Solange Taranto Reis, Thamires Belo de Jesus, Thiago Guedes Strassemann |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E FUNÇÃO AFIM: UMA EXPERIÊNCIA COM A ANÁLISE DE PLANOS DE TELEFONIA | |
Elcio Pasolini Milli, Cátia Aparecida Palmeira, Jessica Schultz Kuster |
EXPLORANDO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA A LUZ DA CONTEXTUALIZAÇÃO MATEMÁTICA | Sem título |
Nathalia da Costa Dias, Adriana da Costa Barbosa, Elcio Pasolini Milli |
USO DO APLICATIVO MALMATH NO ENSINO DE MATEMÁTICA | Sem título |
Luciana Rodrigues de Souza, Diomar Durães Rodrigues, Daniel Martins Nunes |
Design de Jogos Computacionais Livres: Articulação entre a Matemática e a Parte Diversificada do Currículo da Escola em Tempo Integral | Sem título |
Daniel Moreira dos Santos |
UMA ABORDAGEM DO TEOREMA DE PITÁGORAS POR MEIO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS | |
Thaciane Jähring Schunk, Caroline da Silva Soares, Carlos Oliveira Silva de Andrade, Rodrigo Sena Silva, Laira Lamburghini Ribeiro |
MODELAGEM MATEMÁTICA DE PROBLEMAS LOGÍSTICOS: DISCUTINDO O PROCESSO DE ENTREGA DE URNAS PARA ELEIÇÃO DE REITOR DO IFES | Sem título Sem título Sem título |
Lara Sossai Correa da Costa, Lauro Chagas e Sá, Bruna Zution Dalle Prane |
UM OLHAR ETNOMATEMÁTICO ÀS CONSTRUÇÕES GUARANI: UMA POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA | |
Ana Paula Azevedo Moura, Ligia Arantes Sad, Cláudia Alessandra Costa de Araujo Lorenzoni |
PESQUISA OPERACIONAL NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO TÉCNICO EM LOGÍSTICA: REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO | |
Lara Sossai Correa da Costa, Diego Silva Guimarães, Lauro Chagas e Sá, Bianca Passos Arpini |
UTILIZAÇÃO DO GEOPLANO VIRTUAL PARA A APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE ÁREA E PERÍMETRO | Geoplano |
Glaziela Vieira Frederich, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
CONSTRUINDO CONCEITOS DE PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL COM O USO DE MATERIAL MANIPULATIVO. | Sem título () |
Yasmin Giles, Bruno Siqueira Perini, Janivaldo Pacheco Cordeiro, Edmar Reis Thiengo |
ATIVIDADES DE CONTAGEM E COMPOSIÇÃO DE NÚMEROS: PRÁTICAS COLABORATIVAS ENTRE PROFESSORES | Sem título |
Bernadete Veronica Hoffman, MARIA DAS DORES SANTOS SILVA |
ANÁLISE DO PIBID ATRAVÉS DA OPTICA DO DISCENTE | |
Fabiano Barbosa Santos, Carlos Oliveira Silva de Andrade, Yasmin Gilles, Ariel Wesley Soares |
ENSINO DE MATRIZES COM AUXÍLIO DE MATERIAL TÁTIL PARA CEGO | Sem título |
Ranna de Jesus Ambrosio, Letícia Carvalho Maciel, Lucas Franco Belém de Freitas |
REFLEXÕES DE PROFESSORES A PARTIR DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | Sem título |
Josiane Vieira Rangel, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner |
TABUADA DE MULTIPLICAÇÃO: BUSCA PELA EXCELÊNCIA E AUTONOMIA | Sem título |
Rogério Feliciano dos Santos |
DESCOBRINDO AS RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO A PARTIR DA MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS | Sem título |
Caroline Silva Soares, kevila Cezario de Morais, Francielle Quaresma Farias da Silva |
CONSIDERAÇÕES SOBRE UM CURSO DE CÁLCULO II MINISTRADO EM QUATRO SEMANAS | |
Guilherme Barbosa de Almeida, Ellen Kênia Fraga Coelho |
DEDUÇÃO DA FÓRMULA DA SOMA DOS ÂNGULOS INTERNOS DE UM POLÍGONO | |
Jéssica Alves Quintanilha, Mylane dos Santos Barreto, Janete Henrique Gomes, Daniela Dias Nogueira, Luiza Ferreira Costa, Tayná Monteiro Coelho de Freitas |
UM OLHAR ETNOMATEMÁTICO ÀS CONSTRUÇÕES GUARANI: UMA POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA | |
Ana Paula Azevedo Moura, Ligia Arantes Sad, Claudia Alessandra Costa de Araujo Lorenzoni |
DO SUFOCO AO ALÍVIO: O PROJETO “DE OLHO NA ECONOMIA” AUXILIANDO NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS ALUNOS | |
Anderson José Silva |
CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INDÍGENA A PARTIR DE CONTEÚDOS VISUALIZADOS NA ARQUITETURA GUARANI | |
kevila Cezario de Morais, Caio Angelo da Silva, Claudia Alessandra Costa de Araujo Lorenzoni, Ligia Arantes Sad |
MONTANHAS CAPIXABAS: UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA APRENDIZAGEM DE MOVIMENTO UNIFORME | Sem título |
Josiene Senhor da Silva |
UTILIZAÇÃO DO GEOPLANO VIRTUAL PARA A APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE ÁREA E PERÍMETRO | Sem título |
Glaziela Vieira Frederich, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
O USO DO GEOGEBRA COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA PLANA: DESCOBRINDO A SEMELHANÇA DE FIGURAS | Sem título |
Gabriel Abreu Moreira, Felipe Avelino De Souza, Ráira Graziela Manhães Carvalho, Bruna Beraldo de Souza, Sandra Maria de Souza Silva, Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues, Vanice da Silva Freitas Vieira |
O Jogo do Milho Queimado como metodologia no ensino de matemática na escola indígena | Sem título |
Laira Lamburghini Ribeiro, Cláudia Araujo Lorenzoni, Lígia Arantes Sad |
DISCUTINDO OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: POLIEDROS E NÃO POLIEDROS | Sem título |
Thaciane Jähring Schunk, Laira Lamburghini Ribeiro, Caroline da Silva Soares, Rodrigo Sena Silva |
UMA ABORDAGEM DO TEOREMA DE PITÁGORAS POR MEIO DE MATERIAIS MANIPULAVEIS | Sem título |
Thaciane Jähring Schunk, Caroline da Silva Soares, Carlos Oliveira Andrade, Rodrigo Sena Silva, Laira Lamburguini Ribeiro |
Feira de Matemática
MATEMÁTICA E ARTE: LADRILHANDO O MURO DA ESCOLA | |
Organdi Mongin Rovetta, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Tobias Longue, Verônica Silva, Jaíne Lorencini, Mayara Oliosi, Laysa Cavalini, Verônica Intrim, João Pedro Xavier, Jordan Delfino, Wallacy Reis Pontini, Mariana Marcarini Zava, Jéssica Coelho Bolsoni, Pâmela Veronez Araújo |
TRIGONOMETRIA: DETERMINANDO MEDIDAS COM AUXÍLIO DO TEODOLITO | |
Organdi Mongin Rovetta, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Naum Lima, Helena Valiate, Thales Cypriano, Larissa Alves, Amanda Marin, Gabriella Astori, Gabrielle Cardoso, Maria Eduarda Amorim, Joyce Coelho Bisi, Aryane Paula Gambini, Thayla Cardoso Weneck, Maria Eduarda Donatele, Milena Lourencini Palaoro |
TAPETE DO CONHECIMENTO: UMA METODOLOGIA LÚDICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
Danyelle Oliveira Loiola Sampaio do Nascimento, Cristiane Neves Angelo |
TRUQUES MÁGICOS DE BARALHOS COM AUXÍLIO DA MATEMÁTICA | |
Rodrigo Ferreira Peres, Alex M. Amorim, Flavia G. Araujo, Mayara G. Ramos, Marcella C. Faustini |
MATEIAL MANIPULAVÉL PRÁTICO PARA O ENSINO DE EQUAÇÃO | |
Thaciane Jähring Schunk, Josiane Barroso Mafra, Rodrigo Sena Silva, Karina Marques Pereira |
CONCEITOS MATEMÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DE PIPAS | |
Lourenço Gonçalves Junior, Erika Izabel Flores |
Jogo da Memória Espacial | |
Larissa Lima Ramos, Guilherme Rigonini Moreira, Rafaela Sousa Demonier, Eanes Camila Mata de Arruda, Sara de Jesus Fernandes, Jady Ogioni Coelho |
ÁBACO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINAR MATEMÁTICA DE FORMA LÚDICA | |
ALINE RAMALDES RAMALDES SACCO, MERYENE CRISTINA DA SILVA DA SILVA, MIRIAN RUTH DE OLIVEIRA DE OLIVEIRA |
A MATEMÁTICA NO CALENDÁRIO GREGORIANO | |
Lourenço Gonçalves Junior, Waldileria Silva Viana |
""TRIÂNGULO DE PASCAL: UMA ABORDAGEM DE SUAS PROPRIEDADES"" | |
Leonardo Pacheco, Jaime Breda, Henrique Foerste |
EXPLORANDO POLIEDROS DE PLATÃO E SEUS DUAIS | |
Organdi Mongin Rovetta, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Sintia Caprini, Samara Sechin, Wallacy Pontini, Mariana Zava, Jéssica Bolsoni, Joyce Bisi, Pâmela Araújo, Camila Travezani, Aryane Gambini, Thalya Werneck, Maria Eduarda Donatele, Milena Palaoro |
COMO GANHAR DINHEIRO COM PROBABILIDADE | |
Matheus Littig Radinz, Gabriela Provedel Dalla Bernardina, Matheus Murelli Rocha, Perseu Fernandes Machado de Oliveira, Thyago Vieira Piske, Douglas Araujo Victor, Michel Guerra de Souza |
NÚMERO DE EULER | |
Théo Borém Fabris, Arthur Gonçalves Diesel, Bruno Paiva Sant'Anna, Antônio Victor Machado de Oliveira, Gabriel Cosme Barbosa, João Victor Fernandes Picoli, Ramon Araújo Santana |
APLICAÇÃO DE PROGRSSÃO ARITMÉTICA DE SEGUNDA ORDEM ATRAVÉS DO PROBLEMA DAS PANQUECAS | |
Tayara Gomes Cruz, Silvio Lacerda Carvalho, Diogo Oliveira, Ygor Franzotti de Barros Gomes |
CÁLCULO, RELATIVIDADE E UMA DAS FÓRMULAS MAIS FAMOSAS DA FÍSICA | |
Sr. Douglas Araujo Victor, Sr. Caio Angelo da Silva, Sr. Cesar Turczyn Campos |
MATERIAIS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS NO ESTUDO DO TEOREMA DE PITÁGORAS E DOS TERNOS PITAGÓRICOS | |
Bárbara Viana BERNARDES, Verônica Borsonelli MARCARINI, Bruna Moll FERNANDES, Esthefany Rabello MACEDO, Rodolfo CHAVES |
PLANTAS BAIXAS RESIDENCIAIS E GRANDEZAS GEOMÉTRICAS: PRODUÇÕES DE ALUNOS DO 8ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Glaziela Vieira Frederich, Ana Laura Gomes de Oliveira, Esther Pereira Parassu, Karollayne Santos Carolino de Freitas, Layza Elizangela de Oliveira Souza, Maria Eduarda Siqueira Pereira, Rian de Oliveira dos Santos, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
GPS e aviões: revolucionando o rastreamento do espaço aéreo | |
Bianca Pina Bello, Emanuelle Ladaim Freire, Juliana Marcarini Carloni, Luísa Gonzaga Barcelos |
CONGRUÊNCIA DE ÂNGULOS: UMA ABORDAGEM POR MEIO DE JOGOS MATEMÁTICOSCONGRUÊNCIA DE ÂNGULOS: UMA ABORDAGEM POR MEIO DE JOGOS MATEMÁTICOS | |
João Heleno Nobre de Oliveira, Beatriz da Penha Santos |
ENSINANDO MATEMÁTICA ATRAVÉS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS – E NO PRINCÍPIO ERAM NÚMEROS. | |
Rodrigo Ferreira Peres, Higor S. Majoni, João M. Neto, Rodolfo Chaves |
TRANSITIVIDADE: IDEIAS MATEMÁTICAS NO JOGO PEDRA, PAPEL E TESOURA | Sem título () |
Felipe Pereira Umpierre, Arthur Murad Vervloet, Julia Ramos Alves, Larissa Barbosa Freitas, Nathalia Soares Barbosa, Pietro Gonçalves Antunes, Isadora Baptista Rossi, Claudia Alessandra Costa de Araujo Lorenzoni, Douglas Araujo Victor |
Geometria Fractal | Sem título |
Luana Monteiro de Oliveira, Mariana Frederico de Moura, Lara Vargas Felix |
A Torre de Hanói | Sem título |
Guilherme Nascimento de Oliveira, Raquel Perim Pereira, Gabriel Gandra Prata Gonçalves, Michel Guerra de Souza |
“SÁBIO É AQUELE QUE NADA SABE”: OS PARADOXOS NA MATEMÁTICA | Sem título |
Pedro Meireles Freire, Pedro Tonini Rosenberg Schneider, Luiza Pinheiro Cossetti, Claudia Araújo Costa Lorenzoni, Fábio Eulálio dos Santos, Nícolas Martins de Menezes |
QUAL É O PRISMA? | |
Mariana de Almeida Silva, Jady Ogioni Coelho, Brunelly Rodrigues Oliveira, Danielly da Conceição Brito |
JOGO EDUCACIONAL SOBRE FUNÇÃO AFIM | |
Bárbara Zocca Pereira, Jair Sena Viana, Iasllana Araujo Pompermayer, Ana Luisa Cassim de Souza, Ruane Roberta França de Araujo, Jady Ogioni Coelho |
Importância, desenvolvimento e contexto histórico da Probabilidade | |
Giovana Meriguete Brambati |
NO INFINITO CABE MAIS UM?! | |
Estevão Avarino de Carvalho, Natasha Vieira Dantas, Paula Nascimento Gonderin |
Construindo elipse, hipérbole e parábola com materiais concretos | Sem título |
Márcio José Santos Mendes, Michel Guerra souza, Gilberto Guerra |
JOGO EDUCATIVO USANDO O GEOPLANO PARA ENSINO DE GEOMETRIA PLANA | Versão corrigida |
Daniel Redinz Mansur, Tayara Gomes da Cruz, Janivaldo Pacheco Cordeiro |
EPLORANDO PERSPECTIVA COM A UTLIZAÇÃO DE FOTOS E VÍDEOS | Versão corrigida |
Organdi Mongin Rovetta, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Débora Mezadre, Allefh Boldrini, Elienai Fontana, Carolina Lourencini, Carla Lapa, Joana Bayerl, Wemerson Penha, Leonardo Gambarini, Patrik Furlan, George Bonadiman, Síntia Zandomingue Caprini, Samara Sechin, Caminla Verheyen Travezani |
A UTILIZAÇÃO DA DEMONSTRAÇÃO DE TEORMAS MATEMÁTICO COMO RECURSO DIDÁTICO | |
Fabiano Barbosa Santos, Diogo Oliveira, Bruno Siqueira Perini, Ygor Franzotti |
JOGO EDUCATIVO USANDO O GEOPLANO PARA ENSINO DE GEOMETRIA PLANA | |
Daniel Redinz Mansur, Tayara Gomes da Cruz |
A Torre de Hanói | Sem título |
Guilherme Nascimento de Oliveira, Raquel Perim Pereira, Gabriel Gandra Prata Gonçalves, Michel Guerra de Souza |
CÁLCULO, RELATIVIDADE E UMA DAS FÓRMULAS MAIS FAMOSAS DA FÍSICA | Sem título |
Caio Angelo da Silva, Douglas Araujo Victor, Cesar Turczyn Campos |
GPS E AVIÕES: REVOLUCIONANDO O RASTREAMENTO DO ESPAÇO AÉREO | Sem título |
Bianca Pina Bello, Emanuelle Ladaim Freire, Juliana Marcarini Carloni, Luísa Gonzaga Barcelos, Douglas Araujo Victor, Michel Guerra de Souza |
Como ganhar dinheiro com probabilidade | |
Matheus Littig Radinz, Gabriela Provedel Dalla Bernardina, Matheus Murelli Rocha, Perseu Fernandes Machado de Oliveira, Thyago Vieira Piske, Michel Guerra de Souza, Douglas Araujo Victor |
NÚMERO DE EULER | |
Théo Borém Fabris, Arthur Gonçalves Diesel, Bruno Paiva Sant'Anna, Antônio Victor Machado de Oliveira, Gabriel Cosme Barbosa, Ramon Araújo Santana |
Apoio | Realização | ||