O USO DO GEOGEBRA COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA PLANA: DESCOBRINDO A SEMELHANÇA DE FIGURAS
Última alteração: 2018-05-17
Resumo
A Geometria proporciona a exploração de situações-problema que permitem o desenvolvimento da capacidade do aluno argumentar e construir conceitos. Dessa maneira, o aluno pode transportar o conhecimento teórico adquirido em sala de aula para a sua realidade, e, assim, a Geometria cumpre o seu papel de integrar e ampliar a visão do mundo. Para isso, faz-se necessário que a Geometria seja abordada de maneira diferente, tornando-se mais concreta, dinâmica e prazerosa e, ao mesmo tempo, proporcionando uma aprendizagem mais significativa, partindo de situações e recursos presentes no dia a dia do aluno. Visando inovar a forma que a Geometria é abordada nas salas de aulas, as Tecnologias Digitais é um dos recursos que estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, desse modo, destaca-se o uso de softwares no Ensino da Matemática com objetivo de facilitar a compreensão dos conteúdos pelos alunos, como exemplo, temos o Geogebra, que ganha destaque devido a possibilidade de trabalhar aspectos algébricos, geométricos e aritméticos de forma integrada. Diante disso, este trabalho consiste em apresentar o resultado da aplicação de uma sequência didática da disciplina Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática (LEAMAT) do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense). A referida sequência tem como objetivo instigar o aluno a compreender o conceito de semelhança de figuras planas quaisquer, por meio do uso do software GeoGebra. A sequência didática foi aplicada no dia 27 de novembro de 2017, no IFFluminense, para alunos da primeira série do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Mecânica e foi dividida em três etapas. Inicialmente, introduzimos o conteúdo de semelhança a partir de duas figuras com tamanhos diferentes, mas que mantinham as proporções de suas dimensões, e applets compostos por trapézios e triângulos semelhantes. Em seguida, foi proposta uma atividade investigativa na qual permitiu que os alunos manuseassem o applet que continha dois polígonos semelhantes quaisquer, movimentar os vértices de sua escolha e descrever o que estava sendo observado de acordo com as questões da atividade proposta. Por fim, os alunos resolveram exercícios para a fixação do conteúdo ensinado. De modo geral, considera-se que a experimentação obteve sucesso, visto que os objetivos foram alcançados, e vale ressaltar que no decorrer da sequência foi perceptível o interesse por parte dos alunos. Ao final da aplicação os alunos manifestaram oralmente a sua satisfação pelas atividades realizadas, afirmando que haviam aprendido o conteúdo de semelhança e o quanto foi importante o uso do tablet, pois possibilitou uma aula mais dinâmica e atrativa.