Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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O USO DO GEOGEBRA COMO RECURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA PLANA: DESCOBRINDO A SEMELHANÇA DE FIGURAS

Gabriel Abreu Moreira, Felipe Avelino De Souza, Bruna Beraldo de Souza, Sandra Maria de Souza Silva, Ráira Graziela Manhães Carvalho, Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues, Vanice da Silva Freitas Vieira

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


A Geometria proporciona a exploração de situações-problema que permitem o desenvolvimento da capacidade do aluno argumentar e construir conceitos. Dessa maneira, o aluno pode transportar o conhecimento teórico adquirido em sala de aula para a sua realidade, e, assim, a Geometria cumpre o seu papel de integrar e ampliar a visão do mundo. Para isso, faz-se necessário que a Geometria seja abordada de maneira diferente, tornando-se mais concreta, dinâmica e prazerosa e, ao mesmo tempo, proporcionando uma aprendizagem mais significativa, partindo de situações e recursos presentes no dia a dia do aluno. Visando inovar a forma que a Geometria é abordada nas salas de aulas, as Tecnologias Digitais é um dos recursos que estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, desse modo, destaca-se o uso de softwares no Ensino da Matemática com objetivo de facilitar a compreensão dos conteúdos pelos alunos, como exemplo, temos o Geogebra, que ganha destaque devido a possibilidade de trabalhar aspectos algébricos, geométricos e aritméticos de forma integrada. Diante disso, este trabalho consiste em apresentar o resultado da aplicação de uma sequência didática da disciplina Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática (LEAMAT) do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense). A referida sequência tem como objetivo instigar o aluno a compreender o conceito de semelhança de figuras planas quaisquer, por meio do uso do software GeoGebra. A sequência didática foi aplicada no dia 27 de novembro de 2017, no IFFluminense, para alunos da primeira série do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Mecânica e foi dividida em três etapas. Inicialmente, introduzimos o conteúdo de semelhança a partir de duas figuras com tamanhos diferentes, mas que mantinham as proporções de suas dimensões, e applets compostos por trapézios e triângulos semelhantes. Em seguida, foi proposta uma atividade investigativa na qual permitiu que os alunos manuseassem o applet que continha dois polígonos semelhantes quaisquer, movimentar os vértices de sua escolha e descrever o que estava sendo observado de acordo com as questões da atividade proposta. Por fim, os alunos resolveram exercícios para a fixação do conteúdo ensinado. De modo geral, considera-se que a experimentação obteve sucesso, visto que os objetivos foram alcançados, e vale ressaltar que no decorrer da sequência foi perceptível o interesse por parte dos alunos. Ao final da aplicação os alunos manifestaram oralmente a sua satisfação pelas atividades realizadas, afirmando que haviam aprendido o conteúdo de semelhança e o quanto foi importante o uso do tablet, pois possibilitou uma aula mais dinâmica e atrativa.