Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINO DE MATEMÁTICA:UMA EXPERIÊNCIA DE ALUNAS DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA

Marilete Batista da Vitoria Abadi, Solange Taranto Reis, Anderson Barcellos

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


Este trabalho relata a experiência da atividade desenvolvida, por alunas e tutor presencial do curso de especialização em ensino de Matemática para o ensino Médio: Matemática na prática, oferecida pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na modalidade EAD, com alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Durante o curso somos motivados a desenvolver atividades para serem aplicadas em sala de aula com os conteúdos discutidos nas disciplinas de pós graduação em Matemática. Este relato tem como objetivo trazer as experiências de atividades desenvolvidas na turma do PROEJA do curso de Técnico de Segurança do Trabalho e mostrar como a formação continuada trás impactos positivos na sala de aula, melhora o rendimento e promove o ensino e aprendizagem. Aqui será relatada a experiência de uma atividade desenvolvida em sala de aula: Jogos de Discos, jogo que teve o objetivo discutir a probabilidade de eventos favoráveis através de 200 lançamentos de discos, com diferentes diâmetros, em um tabuleiro quadriculado. Para ambientação do tema questionamos aos alunos o que seria probabilidade e pedimos para que exemplificassem com ações do cotidiano, quando apresentado os materiais do jogo discutiram-se conceitos de área, figuras planas como o quadrado, circunferência e diâmetro. Durante a aplicação do jogo os alunos criaram diversas conjecturas em relação ao lançamento (posição e altura da mão, distância de lançamento, entre outras) e no final concluíram que o diâmetro do disco influenciava para alcance de um evento favorável. Na conclusão da atividade abordamos conteúdo sobre fração, números decimais e diferentes possibilidades de representação da probabilidade. Concordamos com Grando (2008) que o uso de jogos é um excelente recurso didático para exemplificar conceitos matemáticos e trazer resultados significativos para o ensino e aprendizagem além de influenciar nos fatores cognitivos, interpessoais e sociais. Como resultado, vimos o impacto da formação continuada de professores dentro da sala de aula e como essa atividade baseada no jogo levou os alunos tanto da pos graduação como do ensino médio a um processo de ensino e aprendizagem,além de um melhor diálogo para discussão dos conteúdos abordados.