Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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QUE NÚMERO É ESSE? QUANDO CRIANÇAS DESCOBREM DIFERENTES USOS DE NÚMEROS

Zleinda Schultz Kuster, Simone Damm Zogaib, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


Iniciamos o ano letivo de 2018 com um 4º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Vila Velha – ES. Um dos temas a ser trabalhados era o sistema de numeração decimal. No livro didático de matemática (DANTE, 2014), encontramos atividades relacionadas a “como e onde” os números são usados. O autor afirma que muitas informações do cotidiano são transmitidas por meio dos números: economia de consumo de energia elétrica, reciclagem de papel, desperdício de água etc. Nessas informações, números assumem funções de contagem, ordem, medidas e códigos (RAMOS, 2009). Ao analisar a atividade do livro, pensamos que antes de apresentá-la, seria importante investigar o que as crianças pensavam sobre utilização de números. Então, aplicamos uma tarefa com revistas para procura de imagens com números e identificação de seus usos. O objetivo era ampliar conhecimentos das crianças sobre funções numéricas no cotidiano. Procedemos da seguinte forma: (i) recortar de revistas 8 a 10 imagens de números em diferentes situações; (ii) classificar imagens em números utilizados para contar, ordenar, medir e codificar; (iii) intervir em momentos de dúvidas; (iv) registrar no caderno a classificação realizada; e (v) avaliação da tarefa pelas crianças. Para casa, levaram o desafio de observar situações familiares com a utilização de números (SANTOS, 1997). Fizeram os registros no caderno e retornaram empolgados para apresentação dos dados coletados. A partir de reflexões nos encontros do Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM-ES), repetimos a atividade na semana subsequente. As crianças realizaram com tranquilidade, mas alguns sentiram dificuldades, principalmente, com medidas. Por ocasião da autoavaliação, apresentaram alguns aspectos positivos: realizar a tarefa fora da sala, utilizar recortes de revistas, descobrir o que não sabiam sobre números. Por outro lado, registraram dificuldades de encontrar imagens de medidas e ordenação. Destacamos a narrativa de um aluno que, não encontrando as referidas gravuras, disse: “vou recortar, colar no caderno, daí vou pegar a régua e medir pra saber quanto mede, terei uma figura representando medida”. Ele o fez, mediu e registrou largura e altura em centímetros, escrevendo abaixo da imagem. Naquele momento refletimos: “se fosse antes do GEEM eu diria: está errado, sua figura não tem nenhum número”. Concluímos que, tarefas dessa natureza possuem potencial para um trabalho efetivo com usos e funções dos números. Destacamos o interesse e a curiosidade dos alunos para realizá-la tanto na sala de aula como em casa, apresentando evidências de sua compreensão das funções numéricas. Enfatizamos, ainda, a relevância das reflexões no GEEM para o pensar/fazer docente na prática em sala de aula.