Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

QUAL É O PRISMA?

Mariana de Almeida Silva, Jady Ogioni Coelho, Brunelly Rodrigues Oliveira, Danielly da Conceição Brito

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


p { margin-bottom: 0.25cm; direction: ltr; color: rgb(0, 0, 0); line-height: 120%; }p.western { font-family: "Calibri",sans-serif; font-size: 11pt; }p.cjk { font-family: "Calibri",sans-serif; font-size: 11pt; }p.ctl { font-family: "Calibri",sans-serif; font-size: 11pt; }a:link { color: rgb(5, 99, 193); }

Este resumo vem apresentar um trabalho feito por alunos do 2º ano do Ensino Médio, de uma escola estadual da Serra, em parceria com a professora dos mesmos, realizado no ano de 2017. O trabalho tinha como objetivo criar um jogo para facilitar o aprendizado do conteúdo Prisma, tendo em vista a importância desse conteúdo, já que está presente em muitas coisas do nosso dia a dia, como exemplo, na construção civil, nas embalagens dos produtos, entre outros. Este conteúdo abrange pequenos detalhes cruciais para a compreensão da matéria, sendo dentre eles, a identificação das imagens, as caraterísticas de cada sólido, seus respectivos nomes e as fórmulas utilizadas para os cálculos nos exercícios. Com isso muitos estudantes encontram um bloqueio na hora de aprender e fixar os detalhes falados, em contrapartida foi notado que a maioria dos estudantes compreendem com grande facilidade informações quando essas estão em cartas de jogos. Então utilizamos essa característica a favor da matemática, criando um jogo que as cartas são formadas por imagens, características, fórmulas e nomes de primas. O jogo "Qual é o prisma?" é uma adaptação do jogo UNO, que é mundialmente conhecido e bem popular entre os jovens, para que o jogo na versão Matemática seja atrativo. O pensamento era não criar um jogo onde houvesse apenas perguntas e respostas, pois nesse caso seria como um exercício, e não faria a união de diversão com aprendizado, que era nosso objetivo. Assim como no jogo original, no início são distribuídas sete cartas para cada jogador, a cada rodada cada jogador joga uma carta relacionada com a carta da mesa, e o que não tiver compra da mesa. Ganha o jogo quem acaba primeiro suas cartas. Ao ser apresentado aos colegas, o jogo foi muito bem recebido, o que nos mostra termos cumprido um dos objetivos, que era ser atrativo e gerar diversão. Com a análise do jogo com todos, vimos que o mesmo pode ser feito também com outras partes do conteúdo de sólidos geométricos, como Pirâmides, ou até mesmo ampliado, abordando diferentes sólidos ao mesmo tempo. Isso já nos motivou a no futuro também colocar esses outros jogos em prática. Portanto foi um trabalho bem sucedido, nos deixando um jogo competitivo, que motiva os alunos a participarem e ao mesmo tempo melhorarem seu desenvolvimento em Matemática.