Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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AÇÕES COLABORATIVAS COM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE PADRÕES E GENERALIZAÇÕES NO ENSINO DA ÁLGEBRA

Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Tatiana Bonomo Sousa

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


Resumo: Esta pesquisa está vinculada à linha de formação de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat), ofertado pelo Centro de Formação e Educação à Distância do Instituto Federal do Espírito Santo (Cefor-Ifes). Tem por objetivo analisar os conhecimentos profissionais docentes (re)construídos a respeito do conteúdo de  padrões matemáticos e generalizações no ensino da Álgebra, em um curso de formação continuada por meio de ações colaborativas. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa e é caracterizado como pesquisa do tipo intervenção pedagógica. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de questionários, gravações e observações decorrentes da interação com os participantes, de forma presencial e também no ambiente moodle de educação a distância. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi ofertado aos professores dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Cariacica–ES um curso de formação continuada intitulado “Conhecimentos Docentes de Álgebra”, com uma carga horária de 80 horas. Neste curso foram abordados conceitos que envolvem padrões matemáticos, generalizações e seu ensino e aprendizagem. Para fundamentar esta pesquisa, foram utilizados os trabalhos de Shulman, que propõe a base de conhecimento para o ensino; contribuições de Ball, Thames e Phelps sobre o conhecimento matemático para o ensino; Ribeiro e Cury, por meio de seu estudo sobre equações em diferentes épocas, a partir do que chamou de multisignificados de equação e Delvin, Mason, Vale e Pimentel que embasam discussões sobre padrões matemáticos e generalizações no ensino da Álgebra. Observamos durante a pesquisa intervenção que os professores explicitaram o conhecimento do conteúdo, do estudante e do ensino, na visão de Ball, Tames e Phelps (2008). Podemos perceber pelas respostas dos professores que ocorreram aprendizagens em relação ao conteúdo de padrões e generalizações e mudanças de postura em sala de aula. As trocas de experiência mobilizaram conhecimentos que permitiram que uns colaborassem para a aprendizagem do outro. A partir dos dados produzidos na pesquisa e analisados à luz das teorias, espera-se construir um caderno de atividades comentadas relacionadas ao conteúdo de padrões matemáticos e generalizações no ensino da Álgebra, que comporá o Produto Educacional.

 


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