Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

CONCEITOS MATEMÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DE PIPAS

Lourenço Gonçalves Junior, Erika Izabel Flores

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


A pipa ou papagaio, também chamada de pandorga ou raia, entre outros nomes, é um brinquedo mundialmente conhecido pelas crianças, possui diversas configurações, desenhos ou formas, é feito de diferentes materiais, dotado de personalidade para quem o cria e de simples construção. Existem vários mitos (o voo de Ícaro e Dédalo), lendas, teorias e suposições que tendem a demostrar que a origem da pipa se deu em tempos e, em diversas civilizações. Pelo menos duas versões são as mais citadas: a primeira afirma que a pipa teria surgido na Grécia entre 400 e 300 a.C por um morador da cidade de Trena, chamado Arquitas. A segunda versão é atribuída aos chineses que afirmam ser o general Han Sin seu inventor, em 206 a.C, para fins militares. Nesta última versão, conta-se que o general Han Sin manteve em voo uma pipa sobre a cidade sitiada a fim de determinar a distância que seu exército tivera que atravessar pelo túnel até chegar embaixo do muro da cidade. Conhecendo assim a distância exata, suas tropas surpreenderam ao inimigo e saíram vitoriosas (DAVISON, 2002). Embora a história mostre que as pipas tiveram um uso diverso desde a sua criação (brinquedo, esporte, instrumento de defesa ou científico, arma, objeto artístico, de ornamentação, místico ou religioso, entre outros), a indicação mais clara de sua origem pode ser explicada quando o homem primitivo se deu conta da sua limitação diante da capacidade de voar dos pássaros. Essa tentativa frustrada de voar foi motivação para que ele desse asas à sua imaginação (VOCE, 1998). Criada para múltiplos propósitos, a pipa vem sendo utilizada em sala de aula como um recurso alternativo para as práticas docentes no ensino de matemática. A construção e o processo de empinar pipas guardam muitos conceitos matemáticos e físicos que podem ser trabalhados com estudantes do ensino básico numa proposta interdisciplinar. O objetivo do presente trabalho será aprofundar os estudos de alguns conceitos e, apresentar possibilidades de se desenvolver diversos tópicos de matemática que as pipas guardam em sua construção, formato e no fenômeno físico “voar”. Apresentar-se-á aos visitantes desta feira, diversos tipos e diferentes formatos de pipas, e serão propostas algumas atividades sequenciadas com o objetivo de se trabalhar tópicos da geometria euclidiana, presentes no currículo do ensino básico a partir do sexto ano do ensino fundamental. Essa abordagem harmoniza o concreto com o lúdico e, portanto, tem o potencial de provocar o envolvimento dos estudantes no processo de aprendizagem para a produção de significados, pois estimula à exploração e experimentação, desafia ao raciocínio organizado, resgate a conceitos apreendidos e na apropriação de novos conhecimentos.