Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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O USO DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS PARA O ENSINO DE PRODUTOS NOTÁVEIS

erika isabel flores, gabriel henrique da silva, sheila mara silva santos

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


Resumo: O resumo aborda um grupo de atividades, aplicadas em uma turma da 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal de Vitória, e que teve como objetivo propor o ensino de Produtos Notáveis a partir do uso de áreas de figuras planas. A oficina, realizada no âmbito das ações do Programa de Iniciação à Docência – PIBID, foi desenvolvida no Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), teve uma duração de 4 horas e foi dividida em três momentos: primeiramente foi realizado uma atividade que trabalhou áreas de figuras planas, focando em retângulo e quadrados, apenas para relembrar conceitos de área, ao qual foi utilizado nas atividades seguintes. No segundo momento fizemos uma breve introdução falando da história do surgimento dos produtos notáveis e sua importância para os antigos matemáticos, logo iniciamos as demonstrações de produtos notáveis, para isto foi entregue os materiais que foram fabricados no planejamento da atividade: um quadrado maior de 10x10 cm, um quadrado menor de 5x5 cm e dois retângulos de 5x10 cm feitos de EVA e papel cartão. A atividade consistiu em demonstrar e discutir o quadrado da soma de dois termos, o quadrado da diferença de dois termos e o produto da soma pela diferença de dois termos. Para isto deixamos os alunos manusear e se familiarizar com os objetos para logo formar figuras geométricas, após começamos a intervir para que formassem um quadrado, daí utilizando a ideia de áreas abordada anteriormente trabalhamos as áreas pertencentes das figuras que compõem o quadrado maior formado. A fim de ter um aproveitamento maior da conceptualização do mesmo, foram realizadas perguntas aos alunos e direcionamentos para a execução da atividade. No terceiro momento se resumiu em exercícios de fixação de cada produto notável utilizando os materiais manipuláveis como suporte de raciocínio. Percebemos que a atividade permitiu que muitos alunos desenvolvesse o conceito de área, aplicando essa reconstrução já no caso dos quadrados e dos retângulos.  Mesmo modificando o que fora planejado inicialmente para a segunda etapa – as dificuldades apresentadas pelos alunos durante a primeira demandou um tempo maior do que o previsto - acreditamos que a ordem em propomos as atividades contribuíram para que os aluno atribuíssem um novo sentido aos Produtos Notáveis. O uso que fizemos dos materiais manipuláveis permitiu a nosso ver, uma atitude positiva dos alunos frente ao conteúdo matemático, o que pode contribuir para a mudança de postura frente à disciplina, não ficando essa nova postura restrita apenas a esse conteúdo específico. Assim concluímos após análise das atividades que o objetivo foi parcialmente alcançado.