Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

EPLORANDO PERSPECTIVA COM A UTLIZAÇÃO DE FOTOS E VÍDEOS

Organdi Mongin Rovetta, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Débora Mezadre, Allefh Boldrini, Elienai Fontana, Carolina Lourencini, Carla Lapa, Joana Bayerl, Wemerson Penha, Leonardo Gambarini, Patrik Furlan, George Bonadiman, Síntia Zandomingue Caprini, Samara Sechin, Caminla Verheyen Travezani

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


O presente trabalho aborda a utilização de fotografias e vídeos para explorar conceitos de perspectiva, durante o estudo de geometria espacial.  A atividade, a ser apresentada durante a feira como uma exposição fotográfica, foi realizada com alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola da rede estadual do Espírito Santo, e teve como principal objetivo produzir fotos e vídeos utilizando perspectiva forçada. Além de explorar a questão da perspectiva, as fotos deveriam envolver a temática violência, em seus mais variados sentidos. Quanto aos vídeos, não foi direcionada uma temática específica. A proposta de trabalhar com a fotografia durante os estudos de geometria surgiu durante a pesquisa de mestrado de uma das autoras deste trabalho e, desde então, vem sendo aperfeiçoada, agregando-se novas propostas. Além da referida pesquisa de mestrado, o trabalho se fundamenta na teoria de Van Hiele (NASSER; TINOCO, 2011) e nas discussões de Angel Gutierrez (1998) sobre a importância da visualização para a construção do pensamento geométrico. Os trabalhos tiveram início com uma atividade em grupo, por meio da qual os alunos deveriam construir blocos com material dourado e representar, no plano, as suas três vistas (frontal, lateral e superior) (KALEFF, 2003). Também exploramos atividades envolvendo perspectiva isométrica e, por meio de análise de fotos e vídeos, discutimos sobre a técnica utilizada na perspectiva forçada, que trata de uma técnica fotográfica em que se busca alterar as proporções naturais entre os objetos enquadrados, de forma que os objetos menores são colocados num primeiro plano, para que pareçam maiores que os objetos realmente maiores colocados num plano de fundo. Dando continuidade ao trabalho, os alunos foram divididos em grupos para realizar a tarefa de produzir uma foto ou um vídeo utilizando a perspectiva forçada.  Os alunos se envolveram bastante com a atividade e, os grupos que produziram fotos, também com a preocupação em proporcionar uma reflexão sobre um dos tipos de violência. Para os grupos que produziram vídeos, o trabalho foi ainda mais desafiador.  Inicialmente, foi preciso pesquisar alguns vídeos utilizando essa técnica, entender seu processo de produção para, posteriormente, fazer tentativas. Utilizar fotografia e vídeo como recursos para trabalhar perspectiva fez parte de um conjunto de atividades que exploraram o desenvolvimento de habilidades visuais e serviram de base para o estudo de outros conceitos em geometria espacial. O desenvolvimento de habilidades visuais é um processo lento e contínuo, por isso a importância do professor desenvolver atividades em que seja possível explorar características dos objetos geométricos. Compreendemos, assim, que trabalhar com imagens, seja foto ou vídeo, estabelece relação com aspectos de visualização e representação geométrica, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem de geometria.


Texto completo: Versão corrigida