Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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Saberes de licenciandos de matemática sobre equações diofantinas lineares em uma intervenção com características de Engenharia Didática

Nelson Victor Lousada Cade, Maria Auxiliadora Vilela Paiva

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


Esta pesquisa de mestrado está vinculada à linha de formação de professores que ensinam matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo – Educimat/Ifes. A pesquisa teve por objetivo refletir a articulação entre o conhecimento científico e o escolar, numa turma de licenciatura, a partir da relação com os saberes que os licenciandos elaboram sobre o conteúdo de equações diofantinas lineares (EDL). A metodologia da pesquisa seguiu alguns aspectos da Engenharia Didática e se deu a partir de uma intervenção pedagógica, numa turma de 5º período de uma Licenciatura em Matemática. Consistiu no acompanhamento dos pesquisadores junto aos licenciandos na disciplina de Teoria dos Números e, por meio de intervenções, ocorreu a análise de como esse grupo (re) constrói os conceitos e procedimentos relacionados ao conteúdo de EDL, tendo em vista sua futura prática docente. Para a produção de dados, foram utilizados os relatos dos participantes, bem como gravações de áudio e vídeo. Alguns autores e suas ideias foram fundamentais na constituição da base teórica da pesquisa, como os saberes do conteúdo e pedagógico do conteúdo propostos por Shulman (1987), além da teoria do canadense Brent Davis que aborda o estudo do conceito, por meio dos trabalhos colaborativos, na formação continuada. A produção de dados ocorreu ao longo de cinco encontros, em que os alunos participantes tiveram momentos para (re) construção do conceito de EDL, seja no individual ou nas discussões coletivas. O primeiro encontro consistiu na realização de um teste individual, com o objetivo de levantar se os alunos possuíam conhecimento prévio sobre o tema a ser trabalhado. O segundo encontro, consistiu na resolução de problemas em grupo, com discussões no coletivo. No terceiro encontro os alunos se posicionaram como futuros professores da educação básica, e formularam um problema que recaísse em uma EDL, além de definirem a metodologia de trabalho e a possível turma a ser trabalhada. No quarto encontro realizamos a formalização do conteúdo, por meio da demonstração dos teoremas de EDL. E no quinto encontro, fechamos a intervenção com uma prática realizada no laboratório de informática, utilizando o software de geometria dinâmica Geogebra. Acreditamos ter alcançado o objetivo de articular o conhecimento científico e escolar, visto que o grupo trabalhado, embora ainda na formação inicial, se colocou ao longo da intervenção, como futuros professores, refletindo a todo o momento a educação básica por meio dos conhecimentos científicos. Esperamos com essa pesquisa elaborar um livro que contenha embasamento teórico do ensino e aprendizagem das Equações Diofantinas Lineares e as atividades comentadas trabalhadas nesse estudo. Com isso pretendemos indicar possíveis caminhos para os cursos de formação de professores no trabalho com o conteúdo de EDL, valorizando a reflexão sobre conteúdo científico e a prática docente.