Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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ÁBACO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINAR MATEMÁTICA DE FORMA LÚDICA

ALINE RAMALDES RAMALDES SACCO, MERYENE CRISTINA DA SILVA DA SILVA, MIRIAN RUTH DE OLIVEIRA DE OLIVEIRA

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


Este trabalho foi desenvolvido no intuito de apresentarmos na disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Matemática do curso de pedagogia, turma do 4º período, com o objetivo de elaborarmos uma aula com o uso de um material manipulativo. Nosso grupo escolheu e planejou uma atividade para o 3º ano do ensino fundamental, que abordou as ordens e as classes do sistema de numeração decimal e resolução de problemas utilizando as operações de adição e subtração, assim objetivamos a importância do ensino da matemática por meio do lúdico e do material concreto. Segundo Azevedo (1979, p.27) “nada deve ser dada a criança, no campo da matemática, sem primeiro apresentar-se a ela uma situação concreta que leve a agir, a pensar, a experimentar, a descobrir, e daí, a mergulhar na abstração". Compreendemos que é essencial a exploração de recursos didáticos para desenvolvimento no ensino-aprendizado. Para isso, usamos o ábaco explorando e representando as posições das ordens e classes, realizando operações de adição e subtração com ludicidade. Para que houvesse um aprendizado significativo utilizamos o jogo de boliche contendo operações a serem resolvidas e representadas no ábaco pelos educandos, permitindo assim que fosse explorado seu potencial e sua capacidade de abstração com o jogo. O uso do material sensorial, na aquisição de conceitos matemáticos, auxilia no desenvolvimento da criança. O sensorial possibilita ao educando transferir para o campo visual a realização de operações, que inicialmente pode parecer confuso, tornando-se um processo abstrato, ou seja, as operações passaram a ser realizadas de forma automatizada sem exigir grandes esforços mentais, sendo mais fácil operar com signos. Iniciamos a aula com uma breve apresentação do ábaco e distribuímos o material sobre as mesas dos licenciandos. Deixamos que eles manipulassem o material e fizessem a contagem e as separações das cores. Explicamos que cada pino no ábaco equivale a uma ordem do sistema de numeração decimal. Para reforçar o valor posicional e os agrupamentos e reagrupamentos do sistema de numeração utilizamos exercícios para que os licenciandos resolvessem no ábaco e visualizassem as trocas das ordens. Em seguida, os licenciandos participaram do jogo de boliche, no qual apresentamos e explicamos as regras. Na realização das atividades foi preciso intervir para ajudar os licenciandos na resolução das dificuldades no manuseio do ábaco em relação às operações de adição e subtração. Observamos que houve interesse e curiosidade por parte dos licenciandos na realização das atividades de fixação propostas e após o entendimento da resolução das operações por meio do ábaco, os licenciandos se sentiram mais confortáveis e satisfeitos com as atividades. Por meio desse trabalho aprendemos a desenvolver uma aula com ludicidade, facilitando o aprendizado do aluno.

 

Palavras-chave: Ábaco; subtração; adição; sistema de numeração decimal e valor posicional.

 

 

 

 

Referências:

AZEVEDO, E. D. M. Apresentação do trabalho Montessoriano. In: Ver. de Educação & Matemática nº. 3 (p. 27), 1979.