Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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UTILIZAÇÃO DO GEOPLANO VIRTUAL PARA A APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE ÁREA E PERÍMETRO

Glaziela Vieira Frederich, Sandra Aparecida Fraga da Silva

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


A compreensão dos conteúdos relacionados a Grandezas e Medidas é fundamental para atuação do aluno no mundo, pois estão presentes no cotidiano das pessoas. Porém, Lima e Bellemain (2010) consideram a complexidade dos conceitos envolvidos como um dos fatores do desempenho insatisfatório dos alunos. Com relação aos recursos didáticos o geoplano apresenta possibilidade de representar situações que abrangem consideravelmente ideias do conceito das grandezas perímetro e área. Assim, o presente trabalho propõe relatar uma experiência fruto de uma intervenção pedagógica, realizada em uma instituição pública de ensino situada no município de Vitória-ES. Que teve por objetivo trabalhar diferenciações entre perímetro e área de figuras planas por meio de um elemento mediador. Propomos assim, a utilização de recursos digitais para explorar o conceito de área e de perímetro de figuras planas como grandezas geométricas bem como sua integração no processo de ensino e aprendizagem por alunos do 7°ano do ensino fundamental. Para que pudéssemos alcançar nosso objetivo, foi proposta uma tarefa, composta de 3 exercícios, desenvolvida em 1 sessão de 1 hora e 40 minutos e com o apoio de um software de geoplano virtual. Apesar de ser a primeira vez que os alunos manusearam este recurso, em geral, apresentaram facilidade para representar as figuras no geoplano. A eficácia da metodologia de ensino proposta foi comprovada durante a aula pois notou-se significante contribuição deste software como recurso didático pois a escolha do geoplano virtual permitiu: (1) por meio da contagem das unidades de área da superfícies delimitadas pelos quadradinhos destacados pela ferramenta “GRADE”, a verificação da área das figuras como uma qualidade de superfícies planas; (2) com o auxílio da ferramenta “COR DO POLÌGONO” foi possível diferenciar contorno da superfície, mostrando que podemos analisar essas duas qualidades da figura e (3) a ferramenta “GIRAR 90°”, foi de grande aliada para mostrar que a mesma figura pode aparecer em diferentes posições, desmistificando assim a ideia de supor figuras congruentes como diferentes somente por estarem em outra posição.  Esperamos que o geoplano virtual não seja apenas mais um recurso para ser utilizado em sala de matemática, mas que contribua positivamente com o processo de ensino e aprendizagem de área e perímetro de figuras planas, minimizando dificuldades que venham surgir por parte dos alunos com relação a esse conteúdo. Apresentamos também alguns resultados e obstáculos, e que estes possam contribuir para direcionar as práticas educacionais, tendo em vista que tal conteúdos ainda são mal compreendidos pelos alunos.


Texto completo: Geoplano