Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS

Giseli Lipaus Santos de Paula, Regiane Ferreira da Silva, Jaqueline MAGALHAES BRUM

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


Este trabalho investigou como ocorre a abordagem da metodologia de resolução de problemas de matemática em turmas de 5º ano de duas escolas municipais de anos iniciais de ensino fundamental de Vitória-ES. O desejo da pesquisa surgiu a partir das aulas de matemática (Conteúdo e Metodologia I e II) no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Espírito Santo, onde notamos a dificuldade de graduandos em matemática e, especificamente, em resolução de problemas. Essas preocupações deram origem a um Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia. Isso é preocupante, porque estes estudantes serão depois professores de matemática de anos iniciais do ensino fundamental. Assim, faz-se necessário que o professor e futuro professor compreendam várias metodologias que contribuam para o ensino e aprendizagem de seus alunos. Diante disso, apresentaremos a resolução de problemas como uma metodologia que possa contribuir para as aulas de matemática (ONUCHIC, ALLEVATO, NOGUTI, JUSTULIN, 2014; POLYA, 1978/1945; VALE, PIMENTEL, BARBOSA, 2015). Levantamos a seguinte questão: Como os alunos irão conhecer o método de resolução de problemas sem que os professores estejam preparados? Utilizamos o método de Polya (1978/1945), que possui como foco: compreender o problema, planejar sua resolução, executar o plano de ação e examinar a solução. Pesquisamos currículos, alunos e professores das escolas envolvidas e detectamos a necessidade de consonância entre o currículo vivido e o prescrito a respeito de resolução de problemas. Descobrimos que os professores não conhecem o método em questão, e que, por conseguinte, os alunos apresentam dificuldades em resolver problemas. De posse das análises dos resultados elaboramos intervenções pedagógicas que culminaram em alguns desdobramentos. Um deles foi a elaboração de uma oficina de resolução de problemas para graduandos do 4º período do Curso de Pedagogia. Nessa oficina, nós compartilhamos descobertas por meio de dinâmicas e convidamos os outros graduandos para uma reflexão sobre o tema. Com base nos resultados desta pesquisa e de seus desdobramentos, observamos a necessidade de incluir a temática de resolução de problemas tanto em cursos de formação inicial quanto de formação continuada para futuros professores e professores em exercício.


Texto completo: resolução problemas