Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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TABUADA DE MULTIPLICAÇÃO: BUSCA PELA EXCELÊNCIA E AUTONOMIA

Rogério Feliciano dos Santos

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


Somar parcelas iguais, isto é, multiplicar é uma operação que requer um pouco de prática e inevitáveis repetições. Entretanto, não é suficiente ser rápido e não ter entendimento ou o contrário. O aluno torna-se eficazmente eficiente quando a mecanização da tabuada de multiplicação acompanha o entendimento obtido pela construção da abstração pelo concreto. Este estado não se verifica em muitos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em um quantitativo excessivamente grande, acarretando problemas sérios no decorrer de sua vida até o fim do Ensino Médio, e na graduação, em relação à Matemática e dificultando o seu acesso à compreensão de outras disciplinas ligadas à ciência e à tecnologia. Para evitar esse fenômeno e promover a competência da multiplicação, bem como a excelência dessa habilidade, propõe-se uma ação, aqui chamada de primeira fase, de construção da multiplicação pela divisão concreta por meio de decomposição de números em parcelas iguais. Primeiramente, com resto maior que zero, de forma mais geral, e, em seguida, com resto igual a zero, utilizando materiais simples como tampas de garrafa PET, palitos de churrasco, de picolé ou algo semelhante em abundância e facilidade de acesso. Esse trabalho será realizado por estações, e cada uma delas, dará a oportunidade de o aluno dividir certa quantidade de objetos em duas parcelas iguais, e em outra estação, em  três parcelas iguais, continuando desse modo até a estação na qual dividirão uma certa quantidade em 10 parcelas iguais. Consequentemente, o aluno abordará a tabuada de multiplicação em outra ordem, o que tornará a atividade interessante para aquele que já havia estudado e para aquele em seu primeiro contato com essa competência. Na segunda fase, o aluno organizará os resultados obtidos nas estações em uma tabela organizada por agrupamentos de múltiplos de 2, 3, 4, prosseguindo até 10. Finalizando, na terceira e última fase, com o uso de um jogo eletrônico de treinamento no qual  se verificará a rapidez e o entendimento, competência e habilidade de cada aluno, por meio de uma competição eletrônica, e esse processo poderá se repetir sempre quando for necessário.

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