Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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MONTANHAS CAPIXABAS: UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA APRENDIZAGEM DE MOVIMENTO UNIFORME

Josiene Senhor da Silva

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


O processo de ensino e aprendizagem tem se transformado em uma tarefa desafiadora que nos leva a refletir sobre nossas práticas em sala de aula e à busca por caminhos que viabilize a participação ativa do aluno, que o leve à construção significativa de seu conhecimento. Esse trabalho relata uma experiência acerca da aprendizagem de Movimento Uniforme, a partir de uma atividade de Modelagem Matemática na concepção de Rodney Carlos Bassanezi (2009).  A atividade foi realizada em uma escola estadual do município de Vila Velha, baseada em situações do mundo real, em um ambiente investigativo, em que os alunos foram convidados a abordar o problema "Planejar uma Viagem para conhecer as Montanhas Capixabas". Os alunos trabalharam em grupo, de forma que cada grupo deveria planejar a viagem para uma cidade das montanhas do Espírito Santo: Domingos Martins, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá ou Santa Teresa. Os alunos utilizaram o Google Maps para pesquisar as trajetórias possíveis para chegar ao destino, e informar as rodovias e as distâncias a serem percorridas em cada rota, além de escolheram a rota a ser seguida pelo grupo, caso houvesse mais de uma opção. A partir de um referencial, os alunos definiram a função horária do movimento do carro do grupo, considerando que a viagem se daria com a velocidade constante de 50 km/h. Além disso, também fazia parte do problema, descobrir onde e quando se daria o encontro entre o carro do grupo e o carro da professora, já que a professora sairia no mesmo horário, porém 20 km de distancia a frente do referencial escolhido, com velocidade constante de 40 km/h. Os alunos utilizaram as representações algébricas, tabular e gráfica para representar o movimento, e prever algebricamente e graficamente - através da interseção das retas que representavam os movimentos - onde e quando ocorreria o encontro dos dois carros. A mobilização de mais de uma representação e a conversão de uma para outras representações, proporcionou aos alunos uma melhor compreensão e interpretação dos dados do problema, mesmo com as dificuldades verificadas por alguns grupos em realizar a conversão da representação tabular para a gráfica. A avaliação da atividade de Modelagem se deu a partir dos conceitos de Representação Semióticas de Raymond Duval (2009), e reforçou a importância da utilização de mais de uma representação semiótica para uma melhor compreensão do objeto estudado pelo aluno. Ao final da atividade, cada grupo apresentou a estratégia usada para resolver o problema proposto, mostrando os mapas, as tabelas, os gráficos, as funções horárias do movimento, os cálculos, além de informações turísticas sobre a cidade a ser visitada, incluindo horário e valor da passagem de ônibus. Os alunos relataram ter gostado muito de como a atividade foi realizada, e que se surpreenderam com as várias e belas atrações turísticas que estado tem, e mais ainda, de saberem que elas estão muito próximas deles, e que são de fácil acesso.