Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

MATERIAIS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS NO ESTUDO DO TEOREMA DE PITÁGORAS E DOS TERNOS PITAGÓRICOS

Bárbara Viana BERNARDES, Verônica Borsonelli MARCARINI, Bruna Moll FERNANDES, Esthefany Rabello MACEDO, Rodolfo CHAVES

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


Este trabalho tem como finalidade apresentar Materiais didáticos pedagógicos (MDP) que possam dar apoio às aulas de Matemática, principalmente em turmas de 9º ano do Ensino Fundamental. Tais materiais foram produzidos por licenciandos em Matemática e professores participantes do Projeto Pitágoras: em (e além) do Teorema. O projeto é desenvolvido junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática (Gepemem – Ifes) e objetiva, a partir da proposta de Práticas Educativas Integradas (PEI), desenvolver concomitantemente atividades de pesquisas, de ensino e de extensão, produzindo e aplicando os MDP, além de analisar a produção de significado dos atores envolvidos no processo. A partir de nossa experiência como professor de Matemática e de pesquisas (CHAVES, 2015; LINS, 2012.), observamos que Pitágoras (seja o indivíduo ou o conjunto de sua obra), bem como seu teorema, estão presentes em vários momentos dos processos de ensino de Matemática. Um problema recorrente reside no fato de que eles são apresentados como fim (o teorema) – algo pronto e acabado. Pouca relevância se dá à obra deste filósofo que não se encerra na enunciação de um teorema que, da forma como é apresentada nos livros didáticos, em muito se distancia da maneira como fora apresentada na antiguidade grega e tratada em compêndios históricos (BICUDO, 2009). Dessa maneira, os materiais produzidos são propostas para trabalhar o conteúdo de forma mais significativa para o aluno. Apresentaremos um jogo de peças, feito de pastas em L reaproveitadas, a ser utilizado na demonstração do Teorema pela técnica da dissecção, outro jogo de peças produzido para a demonstração contida no livro Chou Pei Suan Ching e cordas com vários nós em pontos específicos para trabalhar os ternos pitagóricos. A partir das apresentações e discussões dos MDP, os visitantes da feira terão a possibilidade de construir análises dialógicas, reflexivas e críticas que deem subsídios a formulações de práticas do ensino da Matemática. Além disso, espera-se que os materiais manipulativos produzidos servirão de suporte às aulas de Matemática, com o propósito de motivarem alunos e professores nos processos de ensino e de aprendizagem, relativos ao tema.