Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Yuri Ferreira de Sousa, Francis Miller Barbosa Moreira

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


Resumo: Para parte dos estudantes, seja do nível básico ou superior, o estudo da Matemática tem como característica tornar-se menos atrativo à medida que a vida escolar avança. Da mesma forma, para muitos professores, o ensino dessa disciplina também tem se tornado durante séculos da história da educação uma tarefa árdua. Partindo desse princípio, compreendemos que aprender Matemática de forma abstrata e mecânica é algo que traz muita dificuldade e pouco interesse por parte dos alunos. Isso nos mostra que devemos pensar em outros métodos que tenham a capacidade de transformar o conteúdo, que é naturalmente abstrato, em algo mais atrativo e que se apresente como um conceito útil à vida cotidiana e profissional do aluno. Percebemos um movimento nessa direção quando nos deparamos com alguns professores que, de alguma forma, buscam atribuir sentido ao que está sendo ensinado, essencialmente no que diz respeito aos conceitos matemáticos. Na nossa caminhada na vida acadêmica, temos contato com alunos que não conseguem enxergar Matemática para além das “continhas” ou em questões financeiras, como trocos em compras diárias, de tal maneira que na maioria dos casos é dada como algo inútil ou como ferramenta de punição. Nessas circunstâncias se faz necessário alcançar novas maneiras de ver a Matemática no nosso dia-a-dia, e com isso o professor deve pensar numa forma apropriada de tornar essa tarefa mais atrativa, menos aterrorizante e eficaz em situações onde aparentemente não existe Matemática. A Modelagem Matemática se apresenta como uma possibilidade para que essa tarefa possa ser executada com êxito, quando praticada de forma correta. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo abordar a Modelagem Matemática e a sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem e o seu uso nos diversos níveis de ensino, como forma de facilitar o entendimento dos conteúdos propostos em sala de aula bem como mostrar de que forma a Matemática está presente em incontáveis situações que permeiam a vida cotidiana. A metodologia utilizada no presente artigo é a revisão bibliográfica consistindo em estudos que abordam a aplicabilidade e utilização da Modelagem Matemática em diversas situações e modalidades de ensino. O arcabouço teórico foi feito por meio da leitura e análise de pesquisas já realizadas nesse contexto. Foram utilizados com referencial teórico, os trabalhos de pesquisadores como: BARBOSA (2001), BASSANEZI (2002), D'AMBRÓSIO (1998), além de outros. Com base na revisão realizada, chegamos à conclusão de que a Matemática está em todos os lugares, situações, problemas, respostas, análises, erros, ou seja, a Matemática está em tudo e a Modelagem Matemática é um instrumento que pode ser utilizado como forma estratégica de auxílio na visualização da matematização no cotidiano. Além disso, a Modelagem tem se mostrado eficaz quando aplicada em sala, produzindo um interesse e envolvimento maior dos alunos com a matéria, fazendo com que o rendimento escolar seja melhorado consideravelmente e estudar Matemática se torne uma atividade mais agradável para os alunos, independente do nível escolar.