Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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RECURSO DIDÁTICO COM NOÇÕES DE GESTÃO: UMA PROPOSTA PARA ALUNOS DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM AGROINDÚSTRIA

Eduardo Rodrigues Alves, Poliana Daré Zampirolli Pires, Laísa Cominotti Rossim

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


Resumo: A pesquisa proposta se insere na área das práticas educativas da educação profissional e tecnológica, na medida em que buscará elaborar um recurso didático para os alunos compreenderem noções de gestão de pequenos negócios. Tomando como uma problemática a ausência de recursos didáticos específicos para as disciplinas dos eixos profissionais dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, será desenvolvida uma pesquisa no intuito de contribuir para a apropriação de conhecimentos relacionados à gestão de pequenos negócios pelos alunos do curso técnico integrado em agroindústria, por meio da elaboração de um recurso didático. Com a pesquisa pretende-se atingir o seguinte objetivo: Contribuir com o processo de aprendizagem dos discentes utilizando conceitos de gestão agroindustrial. Em relação ao objetivo geral, são colocados os seguintes objetivos específicos: (a) Verificar se o fluxo de caixa como ferramenta de gestão do agronegócio pode ser um facilitador na aprendizagem; (b) Proporcionar reflexões sobre consumo nos negócios e na vida pessoal; (c) Cooperar para a integração entre conteúdos ministrados no curso técnico em agroindústria; (d) Trabalhar com conceitos de matemática financeira aplicados à gestão de agroindústrias (e) Elaborar um guia didático para auxiliar os alunos na aprendizagem de conceitos relacionados à gestão. Dessa forma, pretende-se desenvolver uma pesquisa qualitativa com os alunos do ensino médio integrado ao curso técnico em agroindústria do Ifes, Campus Venda Nova do Imigrante. Compreendendo-se que, para a aprendizagem ser significativa, os alunos precisam relacionar conhecimentos teóricos com os do mundo do trabalho. Inicialmente serão discutidos com os docentes envolvidos no eixo profissional de ensino os pontos relevantes para a aprendizagem dos discentes no que diz respeito à gestão agroindustrial. A partir daí, será sugerida a introdução de atividades envolvendo a ferramenta gerencial de fluxo de caixa para auxiliar no ensino/aprendizagem dos alunos. Na sequência, os discentes serão orientados sobre a utilização da ferramenta. Sugere-se que sejam utilizadas planilhas impressas ou em formato digital ou ainda algum aplicativo para celulares inteligentes (smartphones). De posse da ferramenta, os alunos farão os registros de gastos relacionados à produção de produtos desenvolvidos em outras disciplinas do curso, como conservas, linguiças, doces, pães entre outros. Em sala de aula, serão desenvolvidas atividades para que sejam compreendidos conceitos como valor do dinheiro no tempo, controle de gastos, endividamento, orçamento, preço de venda, abertura de pequenos empreendimentos, utilizando dados registrados pelos alunos e relacionando-os com os conhecimentos da matemática financeira e aplicando-os a gestão agroindustrial. Ao final desse processo, os resultados da aprendizagem serão analisados e será elaborado um guia didático para auxiliar na aprendizagem de conceitos relacionados à gestão para os cursos de agroindústria, de forma a sugerir atividades, levantar discussões e superar dificuldades de aprendizagem. Espera-se a apropriação, pelos discentes, de conteúdos relacionados com gestão agroindustrial e que eles desenvolvam o hábito de controle tanto nos empreendimentos que vierem a atuar como na vida pessoal, bem como contribuir para o pensamento crítico. Por fim, espera-se que a prática seja replicada em outras turmas ou cursos que envolvam conhecimentos relacionados à gestão agroindustrial.