Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

DESPERDÍCIO DE ÁGUA, VAMOS ACABAR COM ESSA PRÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA E SEGURANÇA DO TRABALHO

Marilete Batista da Vitoria Abadi, Solange Taranto Reis, Anderson Barcellos

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


Este trabalho relata a experiência da atividade desenvolvida, através do curso de Ensino de Matemática para o Ensino Médio – Matem@tica na Pr@tica módulo “A Sala de Aula em Foco”, oferecida pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na modalidade Educação a Distância (EaD), com alunos do 2º período curso de Segurança do Trabalho na modalidade Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Pretende-se aliar a rotina de um Técnico de Segurança do Trabalho e o uso da matemática para solução de problemas. O tema central da aula foi “Desperdício de água, vamos acabar com essa prática”, onde os alunos baseando-se neste tema, apresentaram resultados de cálculos do desperdício de água por hora de equipamentos, identificado em inspeções de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) nas instalações do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). O trabalho foi desenvolvido em cinco aulas e baseou-se em práticas andragógicas via modelagem matemática. Na primeira aula apresentou-se o tema, as expectativas e as atividades a serem realizadas. Para a ambientação e interesse pelo assunto, informamos aos alunos suas futuras atribuições como Técnico de Segurança do Trabalho conforme Código Brasileiro de Ocupações do Ministério do Trabalho e a importância do uso consciente da água. Na segunda aula os alunos foram a campo realizar as inspeções e verificar a melhor estratégia para o cálculo da vazão da água por hora. Nesta aula também foi despertado a percepção de risco como profissionais de segurança e como a matemática pode ajudar a justificar as soluções dos problemas identificados. E na terceira aula os alunos apresentaram os relatórios de inspeção e como realizaram o cálculo de vazão de água por horae nas duas últimas aulas voltamos a discutir com os alunos sobre o relatório, sua importância e ações a serem tomadas para resolução dos problemas encontrados, além disso, tivemos a oportunidade de voltar na discussão sobre o cálculo da vazão da água. Este trabalho é orientado conforme o Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ensino Médio Parte III (BRASIL,2000,p.46) onde utilizamos principalmente as competências e habilidades de investigação e compreensão. Conclui-se que o objetivo foi alcançado, pois após esta atividade os alunos do curso técnico em segurança do trabalho começaram a ter um olhar mais crítico sobre situações de riscos dentro da escola e no percurso casa/escola e começaram a trazer suas observações para dentro da sala de aula.