Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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REFLEXOS NO AUTOCONCEITO EM MATEMÁTICA A PARTIR DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA

Tatiane da Silva Lima, Luciano Lessa Lorenzoni, Oscar Luiz Teixeira de Rezende

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


A importância de adoção de novas metodologias nas aulas de Matemática tem se ampliado nas últimas décadas, apontando para a necessidade de se construir um ambiente motivador e dinâmico em sala de aula, onde os alunos possam ter uma participação mais ativa e a oportunidade de visualizar as aplicações da matemática no seu dia a dia. Nesse direcionamento, este trabalho tem como objetivo investigar possíveis influências de uma atividade de Modelagem Matemática no autoconceito dos alunos em relação à Matemática, como proposta de um projeto de mestrado em andamento. A Modelagem Matemática será desenvolvida na perspectiva sóciocrítica e o autoconceito fundamentado na teoria sóciocognitiva. Para Bandura (1986), o autoconceito surge como sendo a percepção que os indivíduos possuem sobre si próprios e de pessoas que consideram significativas. É através dessa percepção que os indivíduos realizam avaliações acerca das suas capacidades e competências para a execução de uma atividade matemática. Percebe-se que alguns alunos ficam desinteressados em aprender determinados conteúdos matemáticos, bem como desmotivados em relação à disciplina de Matemática. Muitas vezes isso acontece pela maneira com que os alunos são apresentados a essa disciplina e o sucesso ou fracasso na aprendizagem ao longo da vida pode influenciar sua percepção em relação à matemática, ou seja, seu autoconceito acadêmico. Bassanezi (2004) diz que a atividade de Modelagem Matemática torna os alunos mais investigativos, criativos, habilidosos e os prepara para a vida, além de ser uma metodologia que possibilita trabalhar diferentes realidades socioculturais o que nos parece influenciar no autoconceito dos alunos. Segundo Barbosa (2007), a Modelagem Matemática é um ambiente de aprendizagem no qual os alunos são convidados a indagar ou investigar, por meio da Matemática, situações com referência na realidade. Assim, esse trabalho pretende compreender os reflexos da aplicação de uma atividade de Modelagem Matemática no desenvolvimento do autoconceito matemático dos alunos. Os sujeitos dessa pesquisa são estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental, matriculados em uma escola pública municipal da Prefeitura de Vitória/ES. Os instrumentos de coleta de dados adotados serão uma escala de autoconceito em relação à matemática, proposta por Pajares e Miller (1994), diários de bordo da pesquisadora e dos alunos, anotações e gravações de áudio/vídeo.


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