Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM GUIA DE TURISMO DO IFES-VITÓRIA

Karina Marques Pereira, Dilza Côco, Lígia Arantes Sad

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


O trabalho apresenta dados parciais de pesquisa, em desenvolvimento na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Vitória. Especificamente, analisa dados de experiência didática realizada no ano de 2017, no espaço do Laboratório de Matemática (LEM), com uma turma do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja), do curso Técnico em Guia de Turismo. Participaram dessa experiência didática 28 alunos, com uma divisão heterogênea quanto ao sexo e pertenciam a uma faixa etária extensa, indo dos 20 aos 60 anos. Tal experiência didática explora conhecimentos sobre razão, proporção e escala numérica, conteúdos estes escolhidos junto ao professor responsável pelas aulas de matemática da turma, com base nas necessidades dos alunos e da especificação do currículo didático. Por meio de instrumentos qualitativos (fotos, filmagens e textos escritos) busca-se captar o processo de desenvolvimento da ação didática com o objetivo de verificar potencialidades de uma tarefa de ensino. Essa tarefa, inspirada no conceito de atividade orientadora de ensino (MOURA, 2010), visa articular conhecimentos matemáticos e técnicos relacionados ao mundo do trabalho do guia em turismo. A tarefa prevê utilização de um mapa da cidade de Vitória que apresenta pontos turísticos de várias regiões. Esse mapa e a proposta da tarefa que integra a experiência didática foi produzido/planejada coletivamente por um grupo de licenciandos de matemática que cursavam a disciplina de Tópicos Especiais em Educação Matemática (TEEM). Para a realização da tarefa, os alunos do Proeja, organizados em grupos de 5 integrantes, foram solicitados a elaborarem um percurso turístico contemplando três dos oito pontos apresentados no mapa. Esses locais deveriam pertencer a diferentes regiões da cidade. Feito a seleção dos pontos do percurso, os grupos deveriam realizar a medição do trajeto e converter os valores de centímetro para quilômetro. Para medir o trajeto os alunos puderam utilizar barbante e, posteriormente, com o auxílio da régua milimetrada, eles tiveram que medir o comprimento que este barbante atingiu. Por fim, para calcular o percurso em tamanho real, os alunos utilizaram conhecimentos matemáticos de razão, proporção e escala numérica para fazer as conversões. Os dados sinalizam que a tarefa de ensino, bem como do material didático utilizado, mobiliza o interesse dos estudantes, provoca interações coletivas com o conhecimento matemático e possibilita estabelecer relações entre conhecimentos matemáticos e demandas do trabalho da área do turismo. O artigo conclui sobre a necessidade de planejamento intencional de ações didáticas que propiciem tais relações como estratégia de favorecer aprendizagens dos estudantes.