Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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ECONOMIA PROPORCIONADA PELAS LÂMPADAS DE LED: UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM INTERDISCIPLINAR

ANDERSON ANTONIO ALVES CESARIO, RICARDO DA SILVA SANTOS

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


Este relato de experiência apresenta as contribuições de uma atividade de Modelagem Matemática realizada com estudantes da segunda série do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio do campus Itapina do Ifes. A atividade derivou de uma situação vivenciada em sala de aula: a troca das lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED. A discussão em torno do ocorrido nos permitiu problematizar a situação e lançar a seguinte questão: Se você trocar todas as lâmpadas da sua residência por lâmpadas de LED, que economia com energia isso vai proporcionar? Este questionamento levou a outros, como: Qual seria o custo da troca? Como dimensionar a lâmpada ideal para cada ambiente? Qual a maneira correta de fazer o descarte das lâmpadas substituídas (incandescentes e fluorescentes)? Um especialista em luminotécnica proferiu uma palestra para os alunos, orientando-os na escolha da lâmpada adequada para as diversas dependências da casa. Os alunos, organizados em grupos, construíram a planta baixa de suas residências e calcularam as áreas dos cômodos. A seguir, dimensionaram a(s) lâmpada(s) adequada(s). Um trabalho interdisciplinar com o professor de Física colaborou para elucidar as questões sobre fluxo luminoso (inclusive com o uso de um luxímetro), consumo de energia elétrica e o descarte das lâmpadas fluorescentes, permitindo a abordagem de sustentabilidade como tema transversal. Pode-se elencar algumas contribuições da atividade de modelagem realizada. Observou-se que a mediação provocada pela atividade favoreceu a construção e reconstrução de conhecimento. Percebeu-se também a motivação dos estudantes ao trabalhar conteúdos matemáticos (e não matemáticos) aplicados em sua realidade. Além disso, foi possível provocar os alunos no sentido de mostrar que o conhecimento não é compartimentado em caixinhas (disciplinas), mas interligado nos fenômenos da realidade. Alguns dos conteúdos contemplados na atividade foram: área de superfícies planas, escala, porcentagem, potência e energia elétrica, fluxo luminoso, sustentabilidade, entre outros.

 

Palavras chave: Modelagem Matemática, Mediação, Interdisciplinaridade.

Referências

ALMEIDA, L. W. Modelagem Matemática na educação básica. São Paulo: Contexto, 2012.

BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática: O que é? Por quê? Como? Veritati, Salvador, n. 4, p. 73- 80, 2004.

VYGOTSKY, L. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.