Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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NARRATIVAS DE PROFESSORES SOBRE FRAÇÕES E RELAÇÕES COM O ENSINO PERCEBIDAS NO PROCESSO FORMATIVO

Aparecida Ferreira Lopes, Dilza Côco, Sandra Aparecida Fraga da Silva

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


Este trabalho traz narrativas de professores dos anos iniciais a partir de uma formação docente que discutiu o conceito de diferentes ideias de frações e, fez parte de um mestrado profissional (autor, 2017) na linha de formação de professores. Investigamos movimento formativo de professores dos anos iniciais, na perspectiva Histórico-cultural, sobre diferentes significados de frações e suas relações com o ensino em formação docente. (BRASIL, 1997), deixa claro que num contexto diário os alunos têm pouco contato com a representação fracionária dos números racionais e, o pouco contato é com metades, terços, quartos por meio de exposição oral e sem representação icônica. Lopes (2008) acode que o ensino de frações solicita dos professores um cuidado específico, porque as frações abrangem diferentes ideias e não possuem definições predefinidas, podendo possuir mais de um significado uma mesma situação problema. A metodologia se constituiu a partir de aproximações com o materialismo histórico-dialético que de acordo com Moretti, Martins e Souza (2017) se concentra na análise do contraditório em seu movimento. Na dialética o homem, por meio do trabalho, transforma a realidade e a si mesmo e assim, esse trabalho é que se faz mediação entre ele e o mundo. No caso dos professores o trabalho é a atividade de ensino e a atividade de ensino é uma ação formadora, (MOURA, 1996b). Discutimos no processo formativo conceitos e práticas pedagógicas sobre frações a partir da perspectiva Histórico-Cultural. A composição de dados para nossa análise ocorreu a partir de questionários, discussões nos fóruns (no ambiente virtual Moodle) e de narrativas sobre resolução de problemas que foram organizados intencionalmente e instrumentalizados com professores dos anos iniciais em formação docente. Nesse movimento formativo estudamos sobre as diferentes ideias de frações e suas relações com o ensino desse conteúdo nos anos iniciais. A formação docente aconteceu em forma de curso de extensão com participação de 24 professores dos Anos Iniciais de escolas públicas e foram selecionados após edital público. A partir da análise dos dados, recortamos algumas narrativas que apresentam relações desses professores com suas atividades de ensino e sobre a maneira de entender certa ideia de. Percebemos que nesse movimento formativo, alguns professores evidenciaram que após o curso passaram a notar a existência de diferenças quanto às ideias que possuíam sobre frações em comparação com as foram trabalhadas na formação. Eles disseram que nunca haviam pensado, por exemplo, em frações com a ideia de medida. Também percebemos em suas narrativas que a formação influenciou suas atividades de ensino relacionadas às frações. Concluímos que nesse movimento formativo para aqueles sujeitos que explicitam narrativas sobre as ideias de frações, ocorreram mudanças de qualidade em modos de pensar e agir, desencadeando novas relações com o ensino desse conceito e que esse tipo de formação continuada contribuiu para outras relações com o ensino de frações.


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