Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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O USO DE IMPRESSÃO 3D PARA ESTUDO DE SÓLIDO ARQUIMEDIANO

Ranna de Jesus Ambrosio, Anna Carolline Pessoa de Mello Bitão, Lívia Azelman de Faria Abreu, Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


Resumo: Analisando historicamente o ensino de Matemática, é possível observar que este tem se apropriado de diversas novas tecnologias a fim de obter melhores resultados, ser mais acessível e prazeroso. O cenário atual das aulas, não só de Matemática, conta com professores preocupados com o cotidiano e a vivência do aluno. Desta forma, o ensino passa a ser instigador da criticidade e deixa de lado o aspecto puramente bancário, ou seja, depositário de teorias e sacador de conteúdos meramente decorados. Se tratando das novas tecnologias nos quais os professores de Matemática têm buscado esse auxílio, pode-se destacar o uso da impressão 3D que permite a visualização tátil dos elementos que estão em estudo. Esta tecnologia vem passando por um processo de popularização nos últimos anos e tem, aos poucos, se mostrado presente nas escolas. Visando a praticidade e a facilidade do uso da impressão 3D, este projeto busca referências que deem suporte empírico e investiga materiais e métodos que utilizam desta tecnologia e tornam o estudo da Matemática adequado para um público muito maior de alunos. O uso do material concreto vem ao encontro do desejo de muitos professores de tornar sua aula mais dinâmica e participativa. Portanto, acredita-se que o material manipulativo seja um grande aliado no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Daí a ideia de se unir a tecnologia com a necessidade de construção de materiais concretos. Os materiais construídos nas impressoras 3D apresentam durabilidade, baixo custo, além da precisão. Sendo assim, uma primeira proposta foi desenvolvida no Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática do Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro e aplicada por meio de uma sequência didática sobre o Icosaedro Truncado (sólido arquimediano) e a presença dessa estrutura geométrica na química e no esporte, em que os alunos puderam experimentar e montar um sólido utilizando peças produzidas em uma impressora 3D. Esta aula foi aplicada para uma turma de segundo ano do Ensino Médio do Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro e na visão da professora regente, os resultados obtidos são satisfatórios pelo que se propõe a aula. Com base em estudos bibliográficos e por meio da observação dos resultados obtidos em aula, é possível legitimar a importância desse recurso na valorização das aulas de Matemática. Como continuação da pesquisa, pretende-se construir mais peças com o auxílio da impressora 3D e propor novas propostas metodológicas.