Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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DO SUFOCO AO ALÍVIO: O PROJETO “DE OLHO NA ECONOMIA” AUXILIANDO NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS ALUNOS

Anderson José Silva

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


O conhecimento e a criticidade em relação às questões financeiras é importante e requer algumas informações que, apesar de constar nos currículos oficiais, por vezes não são ensinados aos alunos. O objetivo desta pesquisa consistiu em desenvolver e estimular em um grupo de alunos do Ensino Médio, a participação crítica e social em tais questões. Através de uma sequência de atividades os alunos compreenderam a utilidade e importância do saber correto sobre economia pessoal e familiar. O Projeto denominado “De Olho na Economia” envolveu uma série de atividades que auxiliaram na busca por uma participação legítima dos alunos em assuntos financeiros em suas famílias e consequentemente, na sociedade. O Projeto iniciou com a pesquisa de preços de produtos alimentícios e alguns eletrodomésticos que poderiam fazer parte da aquisição dos estudantes, buscando o discernimento correto sobre promoções e ofertas destas mercadorias. No segundo momento, houve as análises de juros em parcelamentos e pesquisas de economia doméstica que culminaram na divulgação semanal dos melhores locais para compras e orientações de economia através de um mural construído e atualizado de forma colaborativa pelos alunos. Após a coleta das informações, trabalhamos os conhecimentos necessários para calcular juros, proporções entre peso, volume, quantidade e discernir a veracidade de promoções do tipo “Pague dois, leve três”, por exemplo. Quando falamos sobre decisões financeiras de compra, financiamento e parcelamento, alguns fatores como necessidade, urgência e sentimento, podem influenciar nas ações de consumo. Entretanto, as chances de tomar decisões mais acertadas e consequentemente ter uma boa saúde econômica perpassam pela Educação Financeira. Um exemplo prático e atual de como necessidade/urgência interfere na forma de comprar ou analisar uma operação financeira, são os smartphones. O produto tornou-se objeto de compra da maioria das pessoas, e seu uso pode estar associado ao trabalho, lazer, informação e outras necessidades atuais. É razoável dizer que diversos fatores que influenciam no consumo, afetam nosso emocional desde a tenra idade. Outra questão importante, é que muitos consumidores ao comprar algum produto, comparam apenas o valor das parcelas e o montante final. Via de regra, se a parcela “cabe no bolso”, eu posso comprar. Esse pensamento é errôneo, e deixa de fora a análise das taxas de juros, que são diretamente responsáveis pelo valor final. Por outro lado, ao ser informado sobre uma taxa de 1,5% de uma mercadoria, o cliente pode-se perguntar: o que farei com essa informação? Como aplicar esse número para descobrir algo sobre o que estou comprando? Diante de tais indagações amaduremos nossa pesquisa e definimos o objetivo de auxiliar os alunos e seus familiares com orientações sobre economia doméstica. Como resultado, comprovamos uma mudança positiva dos participantes de modo que estes tornaram-se conhecedores das formas de juros em financiamentos e por conseguinte, analistas de suas ações, levando à alguns questionamentos e mudanças relacionadas à sua educação financeira.