Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE TEIXEIRA DE FREITAS

Andia Ribeiro Alves, Ariane Neri da Silva, Alice Venturini Oliveira

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


A articulação entre teoria e prática associada à formação continuada de professores, alicerçados numa fundamentação teórica consistente, produz práticas pedagógicas de qualidade, formando profissionais mais capacitados para analisar aspectos pedagógicos, propondo estratégias com o intuito de mitigar as dificuldades inerentes a toda comunidade escolar. A Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9394/96) garante a formação continuada, estabelecendo como responsáveis por sua promoção as esferas de governo federal, estadual e municipal. Em relação à formação continuada na disciplina de Matemática para os professores das séries iniciais, a proposta pedagógica deve-se adequar não só à didática em si, mas também aos conteúdos a serem abordados, já que tais professores não são especialistas na disciplina e anseiam por suporte teórico e prático que efetivamente contribuam para a melhoria de seu trabalho em sala de aula. Tais contribuições podem ser feitas utilizando a resolução de problemas, favorecendo a aprendizagem por descobertas. Na década de 1980 ocorreram importantes mudanças de perspectiva do ensino da Matemática. Foram desenvolvidas diferentes visões de como ensinar, aprender e avaliar; como identificar o tipo de Matemática e como esta deveria ser trabalhada (currículos, métodos e processos). Esses movimentos e mudanças, edificados sobre aportes teóricos específicos, colocaram as reflexões em torno do quê se queria (ou deveria) atingir e de como deveria ser feito o trabalho escolar com a Matemática (ALLEVATO, ONUCHIC, 2014, p. 37). Pensando nisso a Secretaria Municipal de Educação de Teixeira de Freitas, em parceria com alguns professores especialistas em matemática, montaram e ofertaram um curso de capacitação no eixo estruturante números e operações, utilizando como recurso a resolução de problemas, com o objetivo de ressignificar o ensino, a aprendizagem e a avaliação de matemática em sala de aula. Foram montadas turmas com aproximadamente trinta professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, onde cada professor especialista atuava como mediador das teorias e prática acerca da resolução de problemas. As discussões giraram em torno da diferença entre conceitos básicos da matemática como número e numeral, fatos fundamentais, tabuada e algoritmos, além das diferentes abordagens metodológicas da resolução de problemas, como as propostas por Dante (2000), Allevato e Onuchic (2014) e Polya (2006). Parte dos professores relatou ter dificuldades em trabalhar com os conteúdos matemáticos devido ao fato de tal disciplina ser pouco contemplada pelas matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia e que as discussões e sugestões metodológicas ali apresentadas contribuíram de maneira significativa para a melhoria de sua prática docente. Assim, as reflexões realizadas nesta formação, segundo relato dos professores participantes, contribuíram para ressignificar o ensino, a aprendizagem e a avaliação de matemática nas séries iniciais da Educação Básica e deu estímulo à novas proposições de formação continuada com a abordagem das novas tendências em Educação Matemática.