Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO SUPERIOR: APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE

EMANUELA NASCIMENTO ALVES, OSCAR LUIZ TEIXEIRA DE REZENDE, LUCIANO LESSA LORENZONI

Última alteração: 2018-05-17

Resumo


A Estatística e Probabilidade fazem parte do dia a dia das pessoas. Desde a escolha de um investimento financeiro ou a possibilidade de se prever a chance de ser bem sucedido em uma determinada ocasião estão associadas à uma formação estatística. Esta educação é imprescindível para que as informações coletadas sejam interpretadas corretamente e auxiliem na tomada de decisão de um indivíduo, produzindo sujeitos ativos na sociedade, capazes de transformar o meio em que vivem. Assim, a pesquisa surgiu da motivação em contribuir com o processo de aprendizagem na Educação Superior, e objetiva compreender como a Teoria das Situações Didáticas (TSD) favorece a aprendizagem de Estatística e Probabilidade em espaços amostrais discretos e contínuos, nessa modalidade de ensino. Além disso, visa contribuir com as sugestões e debates que norteiam o ensino e aprendizagem destes conteúdos. Neste sentido, justificamos a introdução dos mesmos como componente curricular indispensável para a inserção dos alunos na vida social produtiva. O objetivo principal dessa investigação é responder a questão: em que medida a TSD pode favorecer a aprendizagem de Estatística e Probabilidade para alunos do Ensino Superior? Sendo assim, este trabalho será realizado à luz da Teoria das Situações Didáticas, de Guy Brousseau, e tem como metodologia a Engenharia Didática (ED), que possui como principal proposta a produção, execução e análise de sequências didáticas e de dados produzidos a partir das mesmas. Pretendemos verificar em que momentos as etapas da TSD: ação, formulação, validação e institucionalização surgem e se desenvolvem no decorrer da etapa da experimentação da ED. O trabalho fundamenta-se ainda nas obras de Campos, Jacobini, Wodewotzki e Batanero. Numa proposta de pesquisa qualitativa, a TSD será utilizada com o intuito de desenvolver nos alunos um saber estatístico e probabilístico, além de uma reflexão crítica sobre os modelos desenvolvidos, contribuindo para uma formação cidadã e acadêmica dos mesmos. A produção de dados será realizada por meio da aplicação de uma sequência didática, e para sua coleta serão utilizados aplicação de questionários, entrevistas, gravação de áudio e vídeo, e dados registrados pelos alunos.


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