Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 7ª Semana da Matemática do Ifes

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DEDUÇÕES TRIGONOMÉTRICAS: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DOS LIVROS DIDÁTICOS

Leonardo Martins, Edmar Reis Thiengo

Última alteração: 2018-08-08

Resumo


Mesmo com todo o avanço tecnológico e todas as diversas fontes de informações disponibilizadas atualmente, o livro didático permanece um importante recurso em sala de aula, de fácil acesso para alunos e professores , sendo ainda o mais usual. As pesquisas sobre livros didáticos crescem a cada dia, cada uma com sua peculiaridade. A presente pesquisa tem o seguinte questionamento: Como os livros didáticos de matemática vem abordando, ao longo da história, as deduções da altura de objetos, cuja base é inacessível? Tendo como objetivo geral discutir, historicamente as deduções da altura de objetos com bases inacessíveis, presentes nos livros didáticos de Matemática. Os objetivos específicos foram: apresentar o histórico do livro didático no Brasil; discorrer sobre a trigonometria no triângulo retângulo; ilustrar a proposta da pesquisa; apresentar as deduções propostas para o ensino da trigonometria; e analisar as explicações, exemplos, atividades de livros didáticos desde 1929. Para fundamentar teoricamente a pesquisa primou em apresentar evolução histórica dos livros didáticos e, em seguida, discutido sobre o ensino da trigonometria no brasil. A pesquisa é de caráter documental, realizando análises dos livros didáticos, do período citado, na busca insistente de alcançar os objetivos propostos por meio das análises feitas nas explicações, deduções, exemplos, exercícios e, inclusive, figuras.


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